Programa de Formação de Professores para a Ed. Profissional abre vaga a bacharéis e tecnólogos até 9/8

Pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado até 10 de agosto

A Universidade Federal de Santa Maria informa que estão abertas as inscrições ao processo seletivo do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG). O Programa, em nível de graduação, é vinculado ao Centro de Educação da UFSM e destina-se a bacharéis e tecnólogos que desejam complementar sua formação didático-pedagógica, a fim de se dedicarem ao ensino na Educação Profissional.

Serão ofertadas turmas no final de semana (às sextas-feiras, nos turnos tarde e noite, e aos sábados, nos turnos manhã e tarde). O horário das aulas será informado pela coordenação do curso

São oferecidas 150 vagas, distribuídas em seis Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Recursos Naturais.

A prova acontecerá no dia 29 de agosto (domingo), das 08 horas ao meio-dia. Ela consiste em uma prova de redação realizada na modalidade virtual, na qual será solicitada a produção de um artigo de opinião ou de uma carta aberta. O(a) candidato(a), no momento de realização da prova, deverá estar com sua webcam e microfone ativos, de acordo com as orientações do Edital.

As inscrições seguem até 09 de agosto. O pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 75,00, deve ser feito até o dia 10 de agosto, preferencialmente no Banco do Brasil. O prazo para solicitação de isenção da taxa encerrou-se em 15 de julho, de acordo com o item 3 do Edital.

As solicitações de assistência para pessoas com deficiência e candidatas lactantes devem ser encaminhadas até 09 de agosto, de acordo com o item 5 do Edital, no momento da inscrição no sistema.

Os(as) candidatos(as) poderão inscrever-se em uma das oito modalidades de cota. Caso não se encaixem em nenhuma cota ou não queiram participar da seleção por meio delas, deverão optar pela ampla concorrência. As cotas são destinadas a pessoas que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública.

No momento da confirmação de vaga e matrícula, os(as) classificados(as) nas cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14) passarão também por webconferência on-line frente às respectivas comissões de análise, em data a ser divulgada.

ANTES de optar por alguma cota e realizar a inscrição no sistema, os(as) candidatos(as) devem LER COM ATENÇÃO o Edital N. 026/2021 /PEG/Prograd, a fim de verificar se possuem todos os documentos solicitados e condições declaradas para concorrer às vagas e posteriormente realizar a matrícula.

Não é possível a migração do candidato entre cotas ou para a ampla concorrência. Caso o(a) candidato(a) inscreva-se incorretamente em alguma cota, deverá realizar nova inscrição e gerar nova Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, se for o caso, dentro dos prazos previstos no Edital.

Procedimentos para inscrição

Ao acessar o sistema, os(as) candidatos(as) deverão informar o Eixo desejado, de acordo com seu diploma de graduação, e a opção por cota ou ampla concorrência. Os(as) candidatos(as) deverão preencher também seus dados pessoais e e-mail (preferencialmente Gmail). O sistema vai gerar um número de consulta, que será necessário para que o(a) candidato(a) acompanhe o andamento de sua inscrição.

Ao clicar no link “Gerar boleto”, o(a) candidato(a) vai obter a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de agosto, preferencialmente no Banco do Brasil.

Será homologada apenas uma inscrição por CPF. Caso o(a) candidato(a) tenha solicitado mais de uma inscrição, somente a última realizada será homologada. Cada inscrição gera uma GRU específica.

Os(as) candidatos(as) devem ficar atentos(as) ao cronograma divulgado no Edital, principalmente quanto às datas de publicação de inscrições homologadas, prazos para retificações e recebimento dos links para acesso à sala de prova no Google Meet e no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle.

No dia da prova, os(as) candidatos(as) deverão seguir rigorosamente as instruções do Edital, no que se refere a senhas, acessos e manejo de hardware e software para realização da redação e conversão desta em formato PDF para envio.

É responsabilidade dos(as) candidatos(as) acompanhar periodicamente, junto ao Edital, possíveis adendos, convocações, erratas e retificações, referentes ao processo seletivo do PEG. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas no e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Informações específicas sobre o curso, como início das aulas, calendário acadêmico, grade curricular, horários das disciplinas, entre outros, podem ser obtidas no site do curso e pelo e-mail programaespecialep@ufsm.br.

Confira as vagas ofertadas:

Eixo Tecnológico

Candidatos(as) graduados(as) em:

Número de vagas

Ambiente e Saúde

Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Tecnologia em Gestão Ambiental ou Terapia Ocupacional

Controle e Processos Industriais

Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Eletrônica Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Tecnologia em Mecatrônica

Gestão e Negócios

Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Gestão de Cooperativas ou Tecnologia em Gestão Pública

Informação e Comunicação

Análises de Sistemas, Bacharelado em Informática, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Redes de Computadores ou Tecnologia em Sistemas para Internet