Pibid e Residência Pedagógica oferecem bolsas e suplências: inscrições até 24/10

Programas são destinados a alunos(as) de licenciatura da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), comunica que estão abertas as inscrições da seleção de acadêmicos(as) bolsistas e não bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e para o Programa de Residência Pedagógica. As vagas são destinadas a estudantes de licenciatura da UFSM. As inscrições seguem até o dia 24 de outubro.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que proporciona a acadêmicos(as) a sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica participantes do programa. Para concorrer ao Pibid, o(a) candidato(a) não pode ter concluído mais de 60% da carga horária regimental de seu curso. São ofertadas bolsas e suplências nas seguintes áreas:

– Artes – Dança: 03 suplentes;
– Biologia (Palmeira das Missões): 05 suplentes;
– Educação Física: 02 bolsistas e 08 suplentes;
– Filosofia: 01 bolsista;
– Língua Inglesa: 02 bolsistas e 05 suplentes;
– Língua Portuguesa: 05 suplentes.

O Programa de Residência Pedagógica também é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Seu objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos(as) na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. As áreas contempladas no edital da Residência Pedagógica são:

– Artes Visuais;
– Educação Especial;
– Educação Física;
– Filosofia;
– Física;
– Geografia;
– História;
– Matemática;
– Pedagogia.

Os Editais 063 (Pibid) e 064 (Residência Pedagógica), com os requisitos da seleção, cronograma dos processos e acesso ao sistema de inscrição, podem ser acessados em ufsm.br/prograd/editais.

Outras informações são obtidas pelo email copa.prograd@ufsm.br.