Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa da UFSM é finalista do Troféu Mulher Imprensa

Votação popular segue até o dia 13 de novembro no site da Revista e Portal Imprensa



 

Márcia Foletto, egressa da UFSM, concorre na categoria Fotojornalista (Foto: divulgação portalimprensa.com.br)

A fotojornalista Márcia Foletto, egressa do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, é uma das 75 finalistas da 15ª edição do Troféu Mulher Imprensa. O prêmio é uma iniciativa da Revista e Portal Imprensa, órgão especializado em jornalismo e comunicação na web.

A premiação busca prestigiar, por meio de votação popular, as profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação no biênio 2020/2021. O prêmio também pretende fomentar a pauta dos direitos humanos, através da temática da diversidade.

Além do prêmio para fotojornalismo, o público pode votar em mais catorze categorias, nas quais concorrem outras colunistas e jornalistas de destaque na mídia nacional, como Djamila Ribeiro, Vera Magalhães, Flávia Oliveira, Zileide Silva, Sônia Bridi, Maju Coutinho e Renata Vasconcellos.

A votação popular se encerra no dia 13 de novembro. O anúncio das vencedoras será realizado em dezembro deste ano.

Um olhar sensível e criativo mergulhado no cotidiano

Foto de um casal pendurada em uma parede suja de barro. Ao lado, um adereço de time de futebol
Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após rompimento da barragem (2015). Foto: Márcia Foletto. Fonte: site GShow

Nascida em Santa Maria, Márcia Foletto cursou Comunicação Social – Jornalismo na UFSM. Após passagens pelos jornais A Razão, O Pioneiro (de Caxias do Sul) e Diário Catarinense, conquistou espaço como freelancer no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Contratada após alguns meses, desde 1991 é repórter fotográfica do jornal carioca.

Trabalhando desde 1999 na editoria de cidades do jornal, Márcia realiza a cobertura do cotidiano da metrópole, imprimindo um olhar crítico e sensível a pautas na maioria das vezes árduas e violentas. Seu trabalho já lhe rendeu os prêmios de fotojornalismo Finep (1995), CNT (2003), IBBCRIM (2004), ANTF (2007), GDA (2016) e Petrobras (2018). Em 2016, Márcia recebeu o prêmio internacional Rei da Espanha, o mais importante da carreira, pela série “Os Miseráveis“, publicada em O Globo.

Foto da série vencedora do Prêmio Internacional de Jornalismo “Rei de Espanha”. Foto: Marcia Foletto. Fonte: site GShow

Parte de sua produção foi reunida na obra “Portfólio Fotografe Edição 4 – Grandes Fotógrafos do Brasil: Fotojornalismo por Márcia Foletto“,  publicada pela Editora Europa (2021).
 
O trabalho de Márcia está exposto no Museu do Amanhã, no Museu de Arte do Rio e também pode ser acessado nos sites da revista Fotografe, iPhoto Channel e no portal GShow.

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-18378

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes