UFSM tem 10 cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade do jornal Estadão

Número de cursos da Instituição considerados excelentes é maior do que nos dois anos anteriores

A UFSM se destacou no Guia da Faculdade, do jornal O Estado de São Paulo, que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil. Dez cursos da Instituição receberam 5 estrelas na avaliação, sendo considerados excelentes:

Outros 62 cursos da UFSM ganharam 4 estrelas, qualificando-se como muito bons. Com 3 estrelas, 12 cursos são avaliados como bons. Os demais cursos não foram estrelados ou não foram avaliados, segundo a metodologia adotada pelo Guia. Confira o resultado completo.

O levantamento, publicado neste domingo (24) pelo Estadão, evidencia os avanços obtidos pela UFSM: nas edições de 2019 e 2020 do ranking, a Universidade teve 6 cursos 5 estrelas, ante os 10 de agora. Além disso, neste ano a UFSM conquistou outro importante destaque: o curso de Administração do campus sede foi considerado o melhor curso de instituição pública da Região Sul.

Instituições públicas sobressaem-se no levantamento

As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do país, conforme a avaliação deste ano do Guia da Faculdade. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.

Dos quase 16 mil cursos avaliados no Guia da Faculdade em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.

Resultado de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, o Guia da Faculdade Quero – Estadão utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.

Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade.

Fonte: ufsm.br