UFSM retomará realização de formaturas presenciais em dezembro de 2021

Pró-reitoria de Graduação publicou instrução normativa sobre o retorno das colações de grau

A Universidade Federal de Santa Maria irá retomar no dia 4 dezembro de 2021, às 19h, a realização de formaturas presenciais na instituição. Nesta segunda-feira (29), a Pró-reitoria de Graduação da UFSM publicou Instrução Normativa que regula o retorno/transição da realização de colações de grau presenciais dos cursos de graduação. A IN 02/2021/PROGRAD foi aprovada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública/COVID 19 – COE-E.

O reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, celebra a possibilidade de retorno das formaturas de forma segura. “Depois de um ano e meio formando profissionais no formato online, temos a alegria de poder realizar a primeira colação de grau solene presencial no Centro de Convenções da UFSM ainda em dezembro de 2021. Queremos destacar que foi uma decisão muito discutida no âmbito do COE-E UFSM, da Gestão da UFSM e das unidades envolvidas. Obviamente, em atenção às condições sanitárias, serão observadas todas as medidas de segurança e estaremos sempre atentos a qualquer mudança no quadro que possa representar risco à comunidade. Por coincidência, será a formatura do curso de Odontologia, onde voltarei a atuar a partir de janeiro de 2022. Será um momento muito importante para nossa universidade que, mesmo tendo mantido suas atividades semipresenciais, vem retornando às atividades administrativas e acadêmicas totalmente presenciais, de forma gradual e segura, como sempre defendemos. E também para mim, que encerrarei em 23 de dezembro este ciclo à frente da reitoria”, afirma.

Instrução Normativa regula volta das colações presenciais

Conforme explica o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, cabe às coordenações de cursos de graduação da UFSM, neste período de transição (retorno), optar entre a realização de colações de grau solenes na presencialidade física, solenes por Webconferência ou de Gabinete. Elas somente poderão ocorrer nas dependências da Universidade, exceto nos campi fora de sede e cursos EaD. A normativa prevê a possibilidade de realização em espaços fechados (auditórios), ao ar livre, ou nas dependências do Centro de Convenções.

Colações de grau solenes em espaços fechados (auditórios) ficarão sob a responsabilidade das Unidades de Ensino, seguindo os Planos de Contingência de cada Unidade. Em espaços abertos, a responsabilidade é das Unidades de Ensino e/ou Pró-reitoria de Infraestrutura. No Centro de Convenções, deverão estar de acordo com o Plano de Retorno do Centro de Convenções para Colações de grau aprovado pelo COE-E. Em locais externos à UFSM, ocorrerão de acordo com as normas de biossegurança estabelecidas pelos municípios e Governo do Estado.

A normativa define que devem ser respeitados os devidos distanciamentos regulamentares entre pessoas, uso de máscara e de álcool em gel em todos os espaços. Como as solenidades de colação de grau são categorizadas enquanto eventos, será exigido de toda pessoa participante (organização, autoridades e público) a comprovação do esquema vacinal completo para ingressar no local, cumprindo as determinações da legislação estadual.

Plano de Retorno do Centro de Convenções

A Pró-reitoria de Extensão, responsável pelo Centro de Convenções, definiu o plano com objetivo de possibilitar o retorno das cerimônias, salvaguardando a vida e a saúde do público, reduzindo o risco de contaminação. O documento traz orientações para organização dos eventos e os protocolos de biossegurança a serem seguidos. Informações sobre o Plano de Retorno do CC podem ser obtidas pelo email centrodeconvencoes@ufsm.br.

Um dos pontos principais é a limitação de pessoas envolvidas na cerimônia. A lotação máxima será de 400 pessoas na plateia (alta, baixa e mezanino); 70 pessoas no palco, considerando autoridades, formandos, servidores e homenageados; e 30 pessoas para equipe técnica e de organização.

O plano orienta, ainda, sobre a entrada e distribuição do público no local, os procedimentos de higienização, duração do evento e ensaios. Todos os participantes serão cadastrados previamente e fornecerão seus dados de identificação, possibilitando o rastreamento e a notificação em caso de situação de alto risco de contaminação. O uso de máscara será obrigatório para maiores de 12 anos durante toda a formatura.

A organização da realização das cerimônias de colação de grau fica a cargo da Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Outras informações a respeito da Instrução Normativa podem ser obtidas pelo email prograd@ufsm.br.

Fonte: ufsm.br