Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Descubra UFSM destaca cursos, projetos, oportunidades e espaços de ensino oferecidos pela instituição

Programação on-line com vídeos, lives e entrevistas segue até sexta-feira, 17/12

O Descubra UFSM, evento voltado aos estudantes da educação básica e candidatos(as) do Enem, que visa divulgar os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria, será realizado na próxima semana, de segunda (13) a sexta-feira (17). A abertura será na segunda, às 9h, com pronunciamentos de autoridades institucionais e apresentação da dinâmica do evento.

Todos os vídeos e sites dos cursos da edição de 2021 do evento ficarão à disposição para acesso em ufsm.br/descubra e no Canal do YouTube da Pró-reitoria de Graduação em ufsm.br/youtubeprograd

Assim como em 2020, o Descubra será realizado na semana de aniversário da UFSM. Porém, esta edição – a segunda adaptada ao ambiente virtual – será mais enxuta. Enquanto no ano passado foram realizadas até cinco lives simultaneamente, este ano serão no máximo duas. A intenção é permitir que os participantes possam acompanhar mais atividades, esclarecendo suas dúvidas sobre os mais de 140 cursos de graduação e técnicos oferecidos pela Instituição nos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Pelo TV Descubra (no YouTube da Prograd), serão veiculados vídeos que apresentam os cursos, com professores, alunos e egressos conversando sobre cada área, disciplinas, mercado de trabalho, entre outros – a distribuição dos cursos por dia e horário já está disponível no site. A programação será realizada diariamente das 9h às 11h20 e das 13h às 18h. Durante a veiculação dos vídeos, haverá interação em tempo real com bolsistas dos respectivos cursos, que responderão perguntas e encaminharão links de interesse pelo chat do YouTube. No intervalo, serão veiculados vídeos institucionais, como da Editora UFSM, Polifeira do Agricultor, entre outros.

As lives serão realizadas por área do conhecimento. Cada Unidade de Ensino terá de uma a duas horas para desenvolver temas relacionados. Algumas transmissões contarão com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade.

Também estão previstas lives e vídeos por eixo institucional, com temas como bate-papo vocacional, assistência estudantil e como ser aluno da UFSM, entre outros.

A programação do Descubra UFSM contempla também a Rua das Artes (voltada à produção dos cursos do Centro de Artes e Letras), ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), além do Jardim Botânico, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e cursos EaD.

Além de disponibilizar acesso, sem necessidade de inscrição prévia, a toda a programação do Descubra UFSM, o site do evento ainda reúne informações diversas sobre a Universidade, como formas de ingresso, tipos de cursos, tour pelos campi, Bibliotecas, entre outras.

vídeo de divulgação do evento, produzido pela Facos Agência, do curso de Publicidade e Propaganda, também está disponível. A campanha da edição deste ano tem como mote “Descubra sua melhor história”.

No perfil do Descubra UFSM no Instagram e na página no Facebook é possível acompanhar relatos de alunos egressos e sua história com a UFSM, além de informações atualizadas sobre o Descubra UFSM.

Texto: Agência de Notícias da UFSM
Artes: Unidade de Comunicação Integrada da UFSM