Coletivo cita professora da UFSM na lista das “30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2021”

Projeto coordenado pela professora Juliana Petermann debate equidade de gênero na publicidade e recebeu apoio do FIEn, Fundo de Incentivo ao Ensino da Prograd/UFSM

A lista anual e nacional “30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2021“, desenvolvida pelo coletivo Papel e Caneta, inclui, na sua última edição, lançada na última terça (14), o nome da professora Juliana Petermann, do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria.

A lista, promovida pelo coletivo Papel & Caneta, tem o objetivo de “unir e celebrar pessoas incríveis que talvez você ainda não conheça e admire, mas que deram vida a iniciativas e projetos independentes ao longo do ano para fazer uma transformação real e coletiva — seja driblando a rotina exaustiva entre freelas [trabalhos autônomos sem vínculos empregatícios] e agência por uma causa, largando tudo para recomeçar a carreira, ou apenas acreditando que é possível transformar, mesmo quando acreditar nisso parece impossível.”

Juliana Petermann é professora da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul e também idealizadora do projeto 50/50, projeto apoiado em 2021 pelo FIEn, Fundo de Incentivo ao Ensino da Prograd/UFSM. O programa surgiu em 2017, para unir professoras e alunas de graduação e pós-graduação como forma de debater sobre equidade de gênero na publicidade através de rodas de conversas, oficinas e palestras.

A novidade é que, este ano, o projeto se expandiu para mais duas universidades (Unipampa e UFRGS), bem como ganhou uma versão on-line com palestras e seis encontros que reuniram mais de 150 alunas de 15 universidades espalhadas pelo Brasil. Em 2022, a meta é alcançar mais instituições e lançar um livro compartilhando metodologias, dicas e descobertas com outras professoras. Para Juliana, para mudar o mercado é preciso mudar o ensino.

Fotos: Helena Yoshioka/Bruna Bento/divulgação coletivo Papel & Caneta
Fonte: Coletivo Papel & Caneta