Processo Seletivo Indígena UFSM 2022 está com inscrições abertas até 08 de fevereiro

Candidatos(as) devem comprovar a condição de indígena aldeado(a) para participar da seleção

A Universidade Federal de Santa Maria divulga a abertura de inscrições para o seu Processo Seletivo Indígena. Ao todo, são 26 vagas ofertadas, distribuídas em 22 cursos de graduação presenciais, localizados no Campus Sede em Santa Maria e nos Campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

As inscrições e o envio da documentação digitalizada no sistema seguem até 08 de fevereiro e devem ser feitos no site ufsm.br/prograd/indigena.

O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (03 questões), História (04 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (03 questões), além de uma prova de Redação relacionada a temática indígena (equivalente a 5 acertos).

A prova presencial (questões objetivas e redação) será realizada no dia 20 de fevereiro, das 09 às 14 horas. No momento da inscrição, os(as) candidatos(as) poderão escolher os municípios de Santa Maria ou Frederico Westphalen para realização da prova.

Os(as) candidatos(as) deverão comprovar sua condição de indígena aldeado, por meio dos documentos solicitados no item 3 do Edital 002/2022-Prograd.

A inscrição no Processo Seletivo é gratuita e deve ser realizada através do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição e do correto envio dos documentos digitalizados, conforme orientações do Edital. O Edital, bem como o acesso ao sistemas de inscrição, encontram-se em ufsm.br/prograd/indigena .

Antes de acessar o sistema de inscrição para preenchimento do formulário eletrônico, o(a) candidato(a) já deve ter providenciado os seguintes documentos digitalizados em formato PDF ou JPG (e  impressos, assinados e digitalizados, no caso das declarações), para inserção no sistema até 08 de fevereiro:

– Documento de identificação (RG ou CNH);
– Declaração de Indígena Aldeado (disponível no anexo do Edital);
– Declaração de Residência da FUNAI ou comprovante de residência obrigatório;
– Registro Administrativo de Índio ou Certidão do Registro Civil;
– Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Fundamental em Escola Indígena (documento não obrigatório, usado para fins de cômputo extra na classificação final, conforme o item 11.8 do Edital);
– Caso o(a) candidato(a) seja pessoa com deficiência e tenha optado pela assistência no formulário para dados pessoais, deve também preencher as informações adicionais sobre a situação e a justificativa para assistência no dia da prova.

Se o(a) candidato(a) realizar mais de uma inscrição, será válida somente a última inscrição realizada.

É responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar periodicamente, em ufsm.br/prograd/indigena, eventuais retificações, erratas, convocações e alterações no cronograma do Processo Seletivo Indígena.

Os(as) candidatos(as) devem também estar atentos à página 02 do Edital, que traz as datas de divulgação das inscrições homologadas e das salas de prova. O resultado final do Processo Seletivo será publicado até 07/03/2022. As datas e procedimentos para confirmação da vaga e matrícula serão divulgados posteriormente, em edital específico, em ufsm.br/prograd/indigena

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8170 e 3220-8187 ou pelos emails falecom@coperves.ufsm.br e copa.prograd@ufsm.br.

Confira as vagas oferecidas no Processo Seletivo Indígena UFSM 2022:

Campus Santa Maria:

Agronomia (1 vaga);
Comunicação Social – Habilitação Jornalismo (1 vaga);
Direito Diurno (1 vaga);
Direito Noturno (1 vaga);
Educação Especial – Licenciatura Plena Diurno (1 vaga);
Educação Física – Licenciatura Plena (1 vaga);
Enfermagem (2 vagas);
Farmácia (2 vagas);
Fisioterapia (2 vagas);
Fonoaudiologia (1 vaga);
Geografia – Licenciatura Plena (1 vaga);
História – Licenciatura (1 vaga);
Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa Licenciatura (1 vaga);
Matemática – Licenciatura Plena Diurno (1 vaga);
Medicina (2 vagas);
Odontologia (1 vaga);
Pedagogia Licenciatura Diurno (1 vaga);
Psicologia (1 vaga);
Serviço Social – Bacharelado Noturno (1 vaga).

Campus Frederico Westphalen:

Jornalismo (1 vaga).

Campus Palmeira das Missões:

Enfermagem (1 vaga);
Nutrição (1 vaga).