Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

UFSM planeja a oferta de cursos EaD/UAB para 2022

Através dos Polos de Ensino, UFSM estará presente em 39 cidades do Rio Grande do Sul

A Universidade Federal de Santa Maria vem participando das discussões interinstitucionais que buscam articular a 1ª fase do Edital Nº 09/2022 da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O documento refere-se às ofertas de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para o ano de 2022.

As reuniões envolveram diferentes instituições de ensino. Além da UFSM, participaram dos encontros on-line a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), além de 64 polos, abrangendo municípios de todas as regiões do estado.

A partir de julho de 2022 até julho de 2025, a CAPES fomentará mais de 155 mil novas vagas em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) nas instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos Polos EaD UAB.

Na UFSM, a articulação de ofertas e cursos foi coordenada pelas professoras Vanessa Ribas Fialho e Susana Cristina dos Reis, coordenadoras da UAB na instituição. Todo o processo contou com o acompanhamento da Professora Liziany Müller, Diretora da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/Prograd), e do Professor Jerônimo Siqueira Tybusch, Pró-reitor de Graduação da UFSM.

Para a Professora Vanessa Fialho, Coordenadora-Geral da UAB na UFSM, “um dos maiores objetivos do Sistema UAB é contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores e, em função disso, grande parte dos cursos ofertados se dedicam à formação inicial e continuada de professores da educação básica”.

De acordo com Vanessa, para que esse objetivo seja concretizado, as instituições participantes do sistema se comprometem em ampliar e interiorizar a oferta de cursos, por meio da modalidade de Educação a Distância. “A interiorização se torna importante em um território como o do nosso país, quando tenta reduzir as desigualdades de acesso ao ensino superior, com a ajuda de polos de apoio presencial. A UFSM entende essa necessidade e, por isso, se esforça para estar presente no máximo de polos”, salienta a professora.

Nesta fase 1 do edital, a UFSM terá até 2.160 vagas, sendo que 30% delas são vagas de especialização (648 vagas) e 70% são de graduação (1.512 vagas). A proposta apresentada pela UAB/UFSM atende 39 polos, com a oferta de 10 diferentes cursos de graduação e 4 especializações.

Confira a lista de polos e cursos contemplados na solicitação da UFSM:

Cursos de Graduação EaD (10)

Cursos de Especialização EaD (4)

Ciências da Religião

Educação Ambiental

Educação do Campo

Gestão Educacional

Educação Especial

Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Física

TIC aplicadas à Educação

Geografia

Letras Espanhol

Letras Português

Licenciatura em Computação

Pedagogia

PEG – Formação de Professores para Educação Profissional

Polos em que a UFSM está presente (39)

Agudo

Cruz Alta

Quaraí

Sapiranga

A divulgação do resultado preliminar da fase 1 do Edital Nº 09/2022 da CAPES está prevista para o dia 23 de março.

Os cursos e polos aprovados pela CAPES terão ofertas em 2022/2º semestre, em 2023 e em 2024.

Neste momento já acontecem as tratativas para responder a fase 2 do Edital 09/2022 UAB/CAPES, que envolve a oferta de cursos dirigidos à formação e capacitação de agentes e servidores públicos.

Outras informações sobre os cursos na modalidade Educação a Distância na UFSM podem ser acessadas em ufsm.br/nte ou solicitadas ao e-mail secretaria@cead.ufsm.br.

Com informações da Equipe de Comunicação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE/PROGRAD)