Calourada 2022: recepção aos novos estudantes é transferida para o Hall do RU-1

Orientada pelo protocolo de distanciamento social contra a Covid-19, UFSM realizará a recepção dos calouros em espaço aberto

A Universidade Federal de Santa Maria inicia, na próxima segunda-feira (11), o primeiro semestre letivo de 2022. Com o retorno presencial às atividades acadêmicas, a programação da recepção da Calourada ocorrerá em espaço aberto, respeitando o protocolo de distanciamento social determinado pelo Centro de Operações em Saúde para a Educação -Covid 19 (COE-E UFSM).

Entre as medidas de biossegurança adotadas, estão a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e a inserção do comprovante de vacinação no Portal do Aluno.

Uma Resolução da UFSM também estimula a recepção humanizada às calouras e aos calouros, visando coibir trotes degradantes que impliquem humilhações físicas ou psicológicas. Abusos devem ser comunicados às Coordenações dos Cursos ou por meio da Ouvidoria da UFSM.

A recepção Institucional, organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Gabinete do Reitor, acontecerá no dia 11 de abril, segunda-feira, às 16h30, no Hall do Restaurante Universitário (RU-I), com a presença do reitor, Luciano Schuch, da Vice-Reitora, Martha Adaime, representantes do Diretório Central dos Estudantes, além de apresentação musical ao ar livre. No local também será feito o lançamento e distribuição da 12ª edição da Revista Arco. programação  completa está disponível no site da UFSM.

Durante a semana da Calourada, as unidades de ensino terão sua própria organização. A programação completa de cada unidade também pode ser acessada no site da UFSM. Para os calouros, a PRAE disponibilizou uma série de informes e tutoriais, além da programação da semana, como um tour nos campi, como fazer a confirmação de vaga, acesso ao calendário acadêmico e a apresentação da assistência estudantil.

Manual de Sobrevivência

Com o objetivo de facilitar a chegada dos calouros e a permanência dos veteranos, a UFSM desenvolveu um Manual de Sobrevivência para Estudantes. Ali estão mapas, telefones úteis, informações relevantes e o passo a passo para a realização das carteirinhas necessárias ao dia a dia estudantil, nos seus variados campi.

Além disso, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI-UFSM) divulgou o Guia do Estudante Internacional, na sua versão em português, que tem como objetivo ambientar o universitário intercambista e facilitar sua permanência como aluno na Instituição.  No Guia é possível encontrar contatos úteis, documentação necessária, dicas de transporte urbano, moradia em Santa Maria, informações sobre o Restaurante Universitário, plugues, tomadas e voltagens da cidade, entre outros tópicos.

Texto: Karla Giovana Essy, acadêmica de Jornalismo

Edição: Mariana Henriques, jornalista