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Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE)

A Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, tem por objetivo orientar o processo de ensino de graduação, nas modalidades presencial e a distância, acompanhando a criação e a implementação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) conforme política e legislação educacional vigentes. É atribuição da CADE, também, a promoção de programas especiais do ensino superior ligados ao Ministério da Educação e o desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento das ações didático-pedagógicas no âmbito do ensino de graduação.  

 

Setor

 Email  

 Telefone 

Sala

COORDENADORA CADE
Profª. Larissa Montagner Cervo 

laricervo@gmail.com

3220-8280

204

SECRETARIA CADE  

cade.prograd@ufsm.br

3220-8872 

205

ADMINISTRAÇÃO 

Adm. Angélica Skrebsky Richter  

cade.prograd@ufsm.br  

3220-8872 

205

 TÉCNICAS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

TAE Deborah Karla Calegari Alves

TAE Juliane Paprosqui Marchi da Silva

TAE Rita de Cacia Liberalesso

cade.prograd@ufsm.br  

3220-8872 

207/ 209

 

205

Serviços relacionados

            O processo de criação, ajuste e reformulação de projetos pedagógicos de curso, no âmbito do ensino de graduação, é orientado pela Resolução UFSM n. 17/2000. A CADE participa deste processo a partir das seguintes ações:

            – promoção de seminários para orientação dos requisitos pedagógicos, educacionais e legais envolvidos na criação, no ajuste e na reformulação de projetos pedagógicos;

            – orientação e revisão pedagógica e legal das propostas de criação, ajuste e reformulação de projetos pedagógicos, considerando regulamentos e legislações institucionais, nacionais e profissionais vigentes, bem como o instrumento de avaliação dos cursos de graduação, elaborado pelo INEP/MEC;

            – guarda dos projetos pedagógicos aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSU), quando for o caso;

            – cadastro, no sistema SIE, do conteúdo dos projetos pedagógicos aprovados pelo CEPE e dos objetivos, programas e bibliografias das disciplinas integrantes dos projetos, para atualização do Portal do Ementário.

 

            Orientações gerais:

            Fluxograma do processo de criação de curso (arquivo .png)

            Fluxograma do processo de reformulação curricular (arquivo .png)

As disciplinas complementares de graduação (DCG), orientadas pela Resolução UFSM n. 27/99, fazem parte do núcleo flexível do currículo e se destinam a aprofundar e atualizar conhecimentos referentes ou à área de conhecimento do aluno ou aos objetivos do curso. A CADE é responsável por receber das coordenações dos cursos as solicitações de criação de disciplinas e fazer o encaminhamento ao DERCA, para registro e codificação.

            Orientações gerais:

            Fluxograma do processo de criação e registro de DCG (arquivo .jpg)

Instâncias relacionadas

O Fórum de Licenciaturas, regulamentado pela Resolução UFSM n. 10/99, é uma instância que tem por objetivo discutir pontos fundamentais da política de formação inicial de professores da UFSM, encaminhar às coordenações de curso de licenciatura orientações resultantes dos processos de discussão e manter constante diálogo com a PROGRAD e instituições vinculadas ao ensino a respeito das temáticas em pauta.

A Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos da UFSM (CIAPPC) tem como objetivo assegurar que os projetos pedagógicos dos cursos da UFSM, nos diferentes níveis de ensino, estejam em conformidade com as normativas da instituição e a legislação educacional e profissional vigentes, que emanam de instâncias públicas superiores. Seu regimento interno está disposto na Resolução UFSM n. 21/2016.