Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE)

A Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino (CADE), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, tem por objetivo orientar o processo de ensino de graduação, nas modalidades presencial e a distância, acompanhando a criação e a implementação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) conforme política e legislação educacional vigentes. É atribuição da CADE, também, a promoção de programas especiais do ensino superior ligados ao Ministério da Educação e o desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento das ações didático-pedagógicas no âmbito do ensino de graduação.  

CADE – Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino:

Setor

 Email  

 Telefone (55) 

Sala

COORDENADORA CADE
Profª. Larissa Montagner Cervo 

laricervo@gmail.com

3220-8872

205

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO  

Mathias Rafael Henckes dos Santos

cade.prograd@ufsm.br

3220-8872 

207

PEDAGOGA-ÁREA 

Camila Barbosa de Araujo Moura  

cade.prograd@ufsm.br  

3220-8872 

207

 TÉCNICAS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

TAE Deborah Karla Calegari Alves

TAE Juliane Paprosqui Marchi da Silva

TAE Rita de Cacia Liberalesso

cade.prograd@ufsm.br  

3220-8872 

207/ 209

 

205

 

Instâncias relacionadas

O Fórum de Licenciaturas, regulamentado pela Resolução UFSM n. 10/99, é uma instância que tem por objetivo discutir pontos fundamentais da política de formação inicial de professores da UFSM, encaminhar às coordenações de curso de licenciatura orientações resultantes dos processos de discussão e manter constante diálogo com a PROGRAD e instituições vinculadas ao ensino a respeito das temáticas em pauta.

A Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos da UFSM (CIAPPC) tem como objetivo assegurar que os projetos pedagógicos dos cursos da UFSM, nos diferentes níveis de ensino, estejam em conformidade com as normativas da instituição e a legislação educacional e profissional vigentes, que emanam de instâncias públicas superiores. Seu regimento interno está disposto na Resolução UFSM n. 21/2016.