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O Uso de Tecnologias Móveis (Tablets), no Processo de Ensino-Aprendizagem Com Crianças e Adolescente em Tratamento Oncológico



  • Número de registro no SIE: 036324
  • Status: concluído
  • Coordenadora: Profª. Karla Marques da Rocha (Depto de Metodologia de Ensino – MEN)
  • Co-orientadores:
  • Participantes: 
    • Cláudia Fumaco Vitali,
    • Carlos Eduardo Weizenmann,
    • Jaqueline Müller
  • Objetivo Geral: Estudar as contribuições do uso de tecnologias móveis, especialmente os tablets, no processo de ensino aprendizagem com crianças e adolescente em tratamento oncológico.
  • Resumo do projeto: O uso de tecnologias móveis é cada vez mais presente na nossa vida, tanto para atividades rotineiras como para atividades relacionadas a educação. Sob esse enfoque, o projeto tem o objetivo de estudar as contribuições do uso de tecnologias móveis, especialmente os tablets, como recurso que possibilita novas metodológias para proporcionar a alfabetização digital e sensibilização da língua espanhola, com crianças e adolescente em tratamento oncológico. Dentro dessa perspectiva, serão desenvolvidas oficinas, com inserção e iniciação às tecnologias, alfabetização digital e sensibilização da língua espanhola. Constituir-se-á um Ambiente de Ensino aprendizagem, para auxiliar a interação e colaboração entre o grupo. O produto final, portanto, será um repositório com materiais didáticos para que as crianças e adolescentes, externos ao grupo focal, possam utilizar os recurso trabalhados. Um livro digital também será organizado, visando dar “vida” a vida que está sob condições especiais.
  • Atividades desenvolvidas: Oficinas pedagógicas, entrevistas, elaboração de uma revista digital, elaboração de um repositório virtual, blog pedagógico.
  • Principais Resultados: Levar os tablets para um ambiente hospitalar, com crianças que estão em tratamento oncológico é uma maneira de analisar em que medida os dispositivos móveis contribuem para o processo educacional, bem como se a mobilidade pode auxiliar e aproximar essas crianças às atividades próprias da etapa de desenvolvimento que se encontram e que muitas vezes foram “afastadas”. O Tablet, como pode-se perceber, auxilia as metodologias de ensino-aprendizagem, tornando-se um artefato tecnológico de grande importância, pois está inovando a maneira como essas crianças acessam às informações.

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