Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

CICLOFICINAS – OFICINAS CÍCLICAS DE APRENDIZAGEM

CICLOFICINAS – OFICINAS CÍCLICAS DE APRENDIZAGEM

Número do projeto 054042

Número do processo 23081.019527/2020-11

Classificação principal
Resumo
A ideia das Cicloficinas foi concebida a partir de um grupo já existente de Monitoria Permanente, onde os alunos compareciam para tirar dúvidas, resolver exercícios e obter algumas explicações referentes aos conteúdos ministrados nas disciplinas de seus Cursos de graduação, de ensino médio, tecnológico e de pós-graduação. Essas monitorias foram, então, reestruturadas, com o objetivo de não só tirar dúvidas, mas também proporcionar um espaço onde os conteúdos pudessem ser apresentados de forma diferente, no formato de oficinas, tornando-se, assim, mais atrativas e assertivas para os estudantes, sem perder a característica inicial de monitoria.
Objetivos
Contribuir para a superação das dificuldades acadêmicas encontradas nas áreas de Química. Física, Matemática e Língua Portuguesa através de oficinas e de plantão tira-dúvidas.
Justificativa
O projeto Cicloficinas justifica-se pela necessidade de apoio aos alunos nas disciplinas de física, química, matemática e português (incluindo produção textual), pois com frequência, especialmente nos atendimentos especializados, os estudantes queixam-se de dificuldades nesses conteúdos. Se entende que a apresentação dos conteúdos pelos monitores (ministrantes das Cicloficinas), que são também alunos, gera proximidade e facilidade de acesso para os estudantes, possibilitando, assim, que possam buscar outras formas de compreensão e aplicabilidade dos conteúdos, além de tirar as possíveis dúvidas de forma mais aberta e eficaz (Silveira e Sales, 2016).
Resultados esperados
Tirar dúvidas dos estudantes; Resolver exercícios; Reforçar os conteúdos básicos do ensino médio para os alunos de graduação; Realizar oficinas para a apresentação de conteúdos das disciplinas em foco; Apresentar conteúdos de forma diferenciada, tornando-os mais acessíveis; Possibilitar aos monitores também a revisão dos conteúdos e solidificação do aprendizado; Oportunizar um primeiro contato para a formação de futuros professores; Possibilitar a construção de pensamento crítico sobre o processo de ensino-aprendizagem; Ofertar a possibilidade de convivência social no momento das oficinas e monitorias.
Público-alvo: Estudantes da UFSM; Coordenação: Ana Júlia Vicentini; Co-orientação: Bruna Pereira Alves Fiorin; Participantes: Bolsistas da Graduação e servidores do Núcleo de Apoio à Aprendizagem.
Palavra-chave 1
Monitorias