Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Cicloficinas: Dicas de Matemática – Módulo(valor absoluto) e Expressão aⁿ

Com dúvidas em Matemática? Confira as dicas que a equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd/PROGRAD preparou para auxiliar você.

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há o seguinte texto: “O módulo (ou valor absoluto) de um número real x, denotado por IxI é definido da seguinte maneira:
  x = {x, se x ≥ 0
       {-x, se x < 0
O módulo de um número real é sempre positivo ou nulo, nunca negativo. Veja que: Se IxI < a (com a > 0) então a distância entre x e a origem é menor que a, isto é, x deve estar entre – a e a, ou seja, IxI < a ⇔ – a <x< a. ” Abaixo, tem uma linha com uma seta na extremidade direita, no meio da linha, se encontra 0 e acima “-a” na cor vermelha, deste parte até a outra parte 0, e acima “a” a linha é pintada na cor laranja. Em seguida, abaixo, está escrito “Se IxI> a (com  a > 0) então a distância entre x e a origem é maior que a , isto é,  x deve estar à direita de a ou à esquerda de  -a, na reta real, isto é: IxI > a ⇔ x> a  ou   x< -a.  ”. Abaixo, tem uma linha com uma seta na extremidade direita, no início da linha até o meio ela está na cor laranja, no meio se encontra 0 e abaixo “-a” na cor vermelha, deste parte até a outra parte 0, e abaixo “a” em vermelho a linha é pintada na cor preta e o restante em laranja. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à Aprendizagem”
Descrição da imagem: Imagem em formato quadrado com fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Dica das Cicloficinas”, na cor azul. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Matemática”, na cor verde. Ao lado, em fonte menor, o texto: Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”, na cor azul. Abaixo, o texto: “Dados “ a” e ℝ e “n” e “ℕ”, a expressão a ⁿ representa a operação de potenciação onde a é a base e n é o expoente, e cujo resultado é obtido pela multiplicação da base por si mesma tantas vezes quantas o expoente indicar. Ou seja:” Abaixo, o texto: “a n = a * a * … * a”. Uma seta verde sublinha a equação e aponta para o texto, dentro de um retângulo verde: “n vezes”. Abaixo, o texto: ”Todo número elevado a zero é igual a 1,isto é, a° = 1.”  Abaixo, o texto: ”Todo número elevado a 1 é igual a ele mesmo, isto é, a¹ = a. Abaixo, o texto: ”Para n, ᵐ e ℕ, valem as seguintes propriedades:”. Abaixo, o texto: “ a ⁿ * a ᵐ = a ⁿ +ᵐ;”. Abaixo, o texto: a / a ᵐ= a ⁿ – ᵐ; Abaixo, o texto: “( a ⁿ ) ᵐ = a ⁿ * ᵐ.” Abaixo, o texto: “( a/b)ⁿ = aⁿ / bⁿ”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.