Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Então, você não gosta de ler? Ou não “sabe” ler?

Quando falamos em leitura, o que você pensa? Em um momento prazeroso e relaxante ou em um momento de angústia e dificuldades?

Se você tem dificuldades em reconhecer na leitura um momento agravável, confira as dicas que a equipe da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou para você.

Então, você não gosta de ler? Ou não "sabe" ler??
Legenda: Então, você não gosta de ler? Ou não “sabe” ler??
No que consiste "saber ler"? Neste caso, é ler com vontade, compreendendo o conteúdo, tornando-o agradável para que seja proveitoso.
Legenda: No que consiste “saber ler”? Neste caso, é ler com vontade, compreendendo o conteúdo, tornando-o agradável para que seja proveitoso.
Seguem aqui, algumas dicas que podem auxiliar nesse processo. Que tal começar?
Legenda: Seguem aqui, algumas dicas que podem auxiliar nesse processo. Que tal começar?
Em primeiro lugar, perceba o que você gosta de aprender, ouvir, assistir.... Enfim, seu gosto cultural. Uma coisa é certa: você só vai gostar de ler se começar por leituras agradáveis, do seu interesse. Pode ser conteúdo literário, acadêmico, desde que VOCÊ escolha. Aqui vale tudo! Quadrinhos, pequenos contos, letras de música... Gostou? Leu!
Legenda: Em primeiro lugar, perceba o que você gosta de aprender, ouvir, assistir…. Enfim, seu gosto cultural. Uma coisa é certa: você só vai gostar de ler se começar por leituras agradáveis, do seu interesse. Pode ser conteúdo literário, acadêmico, desde que VOCÊ escolha. Aqui vale tudo! Quadrinhos, pequenos contos, letras de música… Gostou? Leu!
Legenda: Entenda: a leitura precisa ser exercitada. Você começa aos poucos, no seu tempo. O importante é ter sequência. Todo dia um pouco (uma página, um capítulo, depende de você). Tenha uma meta pequena, possível dentro do seu tempo disponível.
Legenda: Outra dica importante: Que tal ler e fazer uma pausa para refletir sobre a leitura? Assim, você compreende melhor e também vai se questionando sobre o conteúdo.
Legenda: Você também PODE combinar com amigos ou familiares para que ouçam os relatos de suas leituras. Além de ajudá-lo a compreender e reforçar detalhes das narrativas, você oportuniza mais alguém a conhecer o conteúdo da leitura.
E mais... Sempre que possível, leia materiais impressos. Poder sentir/manusear, auxilia, aproxima e permite “tocar” na leitura. Claro, se você prefere a leitura de materiais digitais, respeite seu gosto e aproveite ao máximo!
Legenda: E mais… Sempre que possível, leia materiais impressos. Poder sentir/manusear, auxilia, aproxima e permite “tocar” na leitura. Claro, se você prefere a leitura de materiais digitais, respeite seu gosto e aproveite ao máximo!
Legenda: Outra questão importante é estar confortável para ler. Busque lugares sossegados, teste sua melhor condição para desfrutar dos textos. Cada pessoa tem o seu jeito e o seu lugar preferido, isso é certo!
Legenda: Comece, desafie-se! Logo estará lendo com muito gosto e, sem muito esforço, incluirá esse hábito fundamental em sua vida.
Material CAEd. Imagens extraídas da internet - conteúdo livre. cfvila.com.br divino.com.br gramaticaonline.com.br leiturinha.com.br. Por: Professora Ângela B. N. Picada
Legenda: Material CAEd. Imagens extraídas da internet – conteúdo livre. cfvila.com.br divino.com.br gramaticaonline.com.br leiturinha.com.br. Por: Professora Ângela B. N. Picada

Para acessar o material em pdf, CLIQUE AQUI.