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Sobre a CAED

Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) , subunidade administrativa vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, desenvolve ações de apoio junto ao público  da UFSM. O trabalho desenvolvido visa, de modo geral, o acesso e a permanência dos estudantes na Instituição, a promoção da aprendizagem, a acessibilidade, as ações afirmativas e a promoção de ações na área da educação-saúde.

Serviços prestados pela CAED

A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) foi implementada pela Resolução 019/2016, sendo essa posteriormente revogada pela Resolução UFSM N. 041/2021, tendo como finalidade principal a efetivação das ações de inclusão.

Sua estrutura organizacional acompanha as ações desenvolvidas, de modo que é composta por quatro linhas de ação: acessibilidade, ações afirmativas sociais, étnico-raciais e indígenas, apoio à aprendizagem e de educação e saúde.  As ações desenvolvidas nessas linhas são interligadas e se desdobram a partir dos eixos fundamentais da universidade, que são o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.           

Na linha da acessibilidade, são desenvolvidas práticas que possam atender à acessibilidade arquitetônica, curricular, atitudinal, informacional e demais questões que envolvam o acesso.  Em ações afirmativas, sociais, étnico-raciais e indígenas, são desenvolvidas ações de acesso, permanência e inclusão social. A linha da aprendizagem trabalha com a promoção, a prevenção e a potencialização da aprendizagem.  A linha educação-saúde preza pelo atendimento aos estudantes, calcada no entendimento de que as ações em educação e saúde, com o foco na saúde mental, colaboram para o enfrentamento das dificuldades no campo universitário.

A execução dessas atividades fica a cargo de uma equipe interdisciplinar, composta por pedagogo, educador especial, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, psicólogo, tradutores-intérpretes de libras, médico clínco-geral e técnicos em assuntos educacionais.

As principais ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Em relação ao apoio ao ensino, são desenvolvidas as atividades de apoio pedagógico, as adaptações, as suplementações e as descrição de imagens. São desenvolvidas também as ações de descrição/audiodescrição, as atividades de adaptação de textos em Braille e as monitorias, de acordo com as temáticas de maior demanda. Outra frente de ação é a formação continuada, que ocorre por meio de cursos e de rodas de conversa. 

Além disso, ocorre o acompanhamento da Resolução n. 033/2015, que regulamenta o processo de acompanhamento pedagógico e cancelamento de matrícula e vínculo dos estudantes que não concluíram o curso no tempo regular previsto. A partir dessa Resolução, é construído um Plano de Acompanhamento Pedagógico (PAP), visando identificar as principais dificuldades encontradas no decorrer do curso e procurar saná-las, tendo como objetivo principal a integralização curricular e a conclusão do curso.