Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

ESPAÇO EXPERIÊNCIA EM PALAVRAS

Espaço Experiência em Palavras
Número do projeto
Número do processo
23081.003602/2021-02
Classificação principal
Resumo
No momento da idealização deste projeto, estávamos vivenciando o início da pandemia do novo Coronavírus, uma situação inédita de dimensões globais, que ao mesmo tempo assume contornos muito subjetivos. A crise que o mundo todo vem enfrentando colocou em evidência angústias pessoais em face do risco, da incerteza e do desconhecido e, a partir disso, tem se falado muito sobre saúde mental, estendendo as discussões para além do contexto da pandemia. Nesse sentido, a expressão e a socialização das inquietações que nos afligem pode ser um bom recurso para promover a conexão e interação pessoal, bem com o alívio das tensões vivenciadas. São muitas as questões que têm emergido desse contexto: – O que estamos sentindo e por quê? – O que percebemos como dificuldade? – O que muda ou precisaria mudar em nossa vida? – O que podemos deixar pra trás? – O que podemos (re)inventar para o futuro? – Que significados podemos vincular às angústias vivenciadas? O presente projeto foi pensado justamente como uma alternativa para o enfrentamento das angústias de ordem subjetiva, iniciando com temas relacionados à pandemia, mas posteriormente se estendendo a todas as esferas e momentos da vida. Idealizamos um espaço de acolhida e partilha, recolhendo manifestações pessoais e, a partir delas, produzindo pequenos textos, que são publicados nas redes sociais da Coordenadoria de Ações Educacionais – CAED, para que essas mensagens possam conectar pessoas de diferentes lugares e contextos que se identifiquem com os sentimentos ou situações expressadas.
Objetivos
OBJETIVO GERAL: Estabelecer um canal permanente para livre expressão de ideias e sentimentos, com o fim de compartilhar experiências, pensamentos e sensações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se colaborar na promoção da saúde mental, tanto através da expressão escrita, ao escrever sobre sentimentos, pensamentos e experiências, ressignificando-os; quanto por meio do compartilhamento social, da leitura e da identificação com os textos publicados e reflexões por eles provocadas.
Justificativa
Comumente, no meio psi, a psicoterapia é referenciada como “a cura pela fala”. É verdade que grande parte dos processos terapêuticos é baseada na linguagem falada, no diálogo (BENETTI e OLIVEIRA, 2016). Hoje já circula o entendimento de que não só a fala pode ser terapêutica, mas a linguagem de um modo geral, em seus vários modos de expressão. Obviamente, o que é terapêutico nem sempre se caracteriza como psicoterapia, mas também pode contribuir para a saúde mental dos indivíduos. Já são descritas algumas técnicas nomeadas como terapêuticas e/ou coadjuvantes na psicoterapia, conhecidas por termos como “escrita livre” (BENETTI e OLIVEIRA, 2016) ou “escrita terapêutica” (FIGUEIRAS e MARCELINO, 2008).
Resultados esperados
Possibilitar um espaço para uso da escrita como ferramenta de promoção da saúde mental.
Público-alvo: comunidade universitária e comunidade externa;
Coordenação: Ana Júlia Vicentini;
Co-orientação: Adriana Monfardini e Bruna Pereira Alves Fiorin;
Participantes: Profissionais e bolsistas da pós-graduação do Núcleo de Apoio à Aprendizagem.
Palavra-chave 1
Saúde mental
Palavra-chave 2
Escrita
Palavra-chave 3
Palavra-chave 4
Educação.

Título do ProjetoEspaço Experiência em Palavras

Número de registro no SIE: 055276

Público-alvo: comunidade universitária e comunidade externa;

Coordenação: Ana Júlia Vicentini;

Co-orientação: Adriana Monfardini e Bruna Pereira Alves Fiorin.

Objetivos: Objetivo Geral: Estabelecer um canal permanente para livre expressão de ideias e sentimentos, com o fim de compartilhar experiências, pensamentos e sensações. Objetivos Específicos: Pretende-se colaborar na promoção da saúde mental, tanto através da expressão escrita, ao escrever sobre sentimentos, pensamentos e experiências, ressignificando-os; quanto por meio do compartilhamento social, da leitura e da identificação com os textos publicados e reflexões por eles provocadas.