Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO ABDIAS NASCIMENTO

Título do projeto: Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Número de registro no SIE: 3010066.

Status: concluído em dezembro 2018.

Coordenador(a): Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Participantes: Professores e estudantes.

Acadêmico(a)s participantes: Acadêmicos que atuaram na Coordenadoria de Ações Educacionais – CAEd.

Objetivos: promover o acesso à pós-graduação, contribuindo para a formação de profissionais seguramente habilitados a investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento, para produzir e divulgar o conhecimento, suas formas e aplicações.

Público alvo: público participante de pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Resumo do projeto:  formação preparatória de sujeitos das ações afirmativas, pretos, pardos, indígenas, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades superdotação, surdos para o acesso aos cursos de mestrado e doutorado no Brasil ou exterior.

Atividades desenvolvidas: aulas presenciais ministradas por professores da Universidade Federal de Santa Maria, contaram com atividades para os cursistas, com os conteúdos disponibilizados no ambiente virtual Moodle. As atividades com característica predominantemente interdisciplinar foram desenvolvidas a partir do planejamento integrado dos componentes curriculares constantes da matriz curricular do curso.

Principais Resultados: os cursistas que fizeram o curso, puderam se aproximar da academia, identificando um perfil de pesquisador, desenvolvendo projetos de pesquisa e alguns, tendo inclusive, aprovados nos processos seletivos para pós-graduação em nível mestrado. Além disso, houve a apreensão crítica e instrumental dos pressupostos teórico-práticos que orientam a pesquisa científica, podendo dar seguimento aos projetos de pesquisa. Em conclusão, os processos que incentivam o desenvolvimento da pesquisa científica precisam ser mantidos, haja vista que é por meio da pesquisa que muitos dos problemas sociais são minimizados ou resolvidos.