Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dica de Física: Efeito Doppler



Você tem dúvidas sobre “Efeito Doppler”? Então confira esta dica de Física que a equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD preparou.

Descrição da imagem: Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Possui fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Dica das Cicloficinas”, na cor azul. Abaixo, centralizado à esquerda, o texto: “Física”, na cor verde. Ao lado, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, em fonte menor, o texto: Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”, na cor azul. Abaixo, centralizado e em caixa alta, o texto: “Efeito Doppler”, na cor azul. Abaixo, o texto: “Você deve conhecer o efeito sonoro produzido por o som de uma sirene, isto é, que dependendo da velocidade da ambulância ou da viatura em relação ao observador, o que ouvimos é diferente. Tal fenômeno é chamado de Efeito Doppler e, basicamente, a frequência emitida pela fonte é diferente da frequência medida por um observador”. Abaixo, desenho de uma ambulância branca enquadrada de lado. Tem uma faixa vermelha central e uma cruz vermelha na lateral. Na parte inferior esquerda e na vertical, o texto: “UFSM – CAED – APOIO À APRENDIZAGEM, na cor branca. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda, na cor verde. 
Descrição da imagem: Centralizado, o texto: “Para calcular a frequência do observador, usa-se a expressão abaixo, em que v é a velocidade da onda no meio:” Abaixo, o texto: “ f observador =f fonte ( v ± v observador
__________
v ∓ v fonte). Abaixo, o texto: “Tratando-se de 1D, se a fonte se afasta se aproxima (A), soma-se no numerador e subtrai-se no denominador. Se o corpo se afasta (B), o inverso”. Na parte inferior direita, ilustração de uma mão com o polegar e o dedo indicador ao lado de uma seta para à esquerda, na cor verde.
Descrição da imagem: Centralizado, retângulo com desenho de uma viatura policial, com sirene na cor vermelha, em uma estrada cinza com traços brancos. Preenchendo a imagem, quatro círculos pretos crescentes de dentro para fora ao redor do carro. A esquerda, um boneco preto representado pela letra B. A direita, boneco preto representado pela letra A. Na parte superior, possui fundo na cor azul e na parte central e inferior na cor verde. Abaixo, centralizado e em caixa alta, o texto: “Até a próxima!”, na cor azul.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-5210

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes