Da UFSM para outras Instituições

Mobilidade Acadêmica da UFSM

para outras Instituições de Ensino Superior Brasileiras

O(a) aluno(a) da UFSM interessado(a) em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional deve consultar a Coordenação do seu curso para elaborar o Plano de Estudo. O(a) coordenador(a) do curso deverá analisar a ementa/programa da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) pelo seu aluno na Instituição Receptora.

Este plano de estudos, elaborado em conjunto com o Coordenador do Curso, visa a permitir o aproveitamento na UFSM das disciplinas cursadas fora, de modo a subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do aluno.

Após a elaboração do plano de estudos, o aluno deverá encaminhar sua documentação (listada abaixo) à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSM), sala 215 do Prédio 48-D,  no Campus Sede, para que seja protocolado seu pedido e encaminhado um oficio com cópia dos documentos à Instituição de destino, segundo orientações de prazos estabelecidos conforme calendário acadêmico.

Observamos que alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar os prazos estabelecidos no calendário da Instituição Receptora de seu interesse, e não do Calendário da UFSM.

Documentos Necessários:

1) Comprovante de Matrícula da Instituição de Origem (disponível no Portal do Aluno);

2) Histórico Escolar completo (no Portal do Aluno);

3) Declaração de liberação da coordenação do curso de origem contendo as disciplinas de interesse do aluno (disponível AQUI);

4) Cópia da carteira de identidade e do CPF.

Para participar:

O aluno deverá ter concluído, pelo menos, 20% da matriz curricular do seu curso e no máximo de 80% do curso para integralização curricular.

OBSERVAÇÕES:

1) O prazo máximo de afastamento é de dois semestres letivos. O plano de estudo poderá ser elaborado já para os dois semestres. Excepcionalmente, se o acadêmico tiver vinculo com Projetos na Instituição receptora, poderá permanecer por mais um semestre.

2) O aluno não poderá ter mais do que duas reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o período de mobilidade;

3) Não serão aceitos alunos que tiverem realizado TRANCAMENTO TOTAL no semestre anterior ao do pedido de participação no programa de Mobilidade Acadêmica.

mobilidade4

Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (55) 3220-8187, e-mail mobilidade@ufsm.br.