Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital de Ingresso, Reingresso, Transferências externas e internas e vagas para Portador de Diploma

Edital mais recente – graduação presencial:

 Edital 029/2020 PROGRAD/DERCA – Ingresso/Reingresso 2020/2º semestre letivo, sob Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) 
  

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), via Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) da UFSM publica, semestralmente, os  Editais de Preenchimento de Vagas – Ingresso/Reingresso, de acordo com a Resolução N. 013/2015.

Esses editais regem o preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFSM, nas seguintes modalidades possíveis, desde que previstas no trecho do Edital referente a cada Curso:

  • 1) reingresso: retorno de ex-aluno da UFSM para curso que abandonou ou cancelou;
  • 2) transferência interna: para candidato regularmente matriculado ou com trancamento total em curso de graduação da UFSM, que pretenda trocar para outro curso da própria instituição;
  • 3) reingresso com transferência interna: retorno de ex-aluno da UFSM, que abandonou ou cancelou o curso e solicita reingresso em curso da UFSM diferente daquele abandonado ou cancelado (com código de curso diferente);
  • 4) transferência externa: transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior brasileira ou estrangeira, pública ou privada, regularmente matriculado ou com trancamento total de matrícula, para curso da UFSM;
  • 5) portador de diploma: candidato portador de diploma de graduação reconhecido nacionalmente.

Seguindo o Calendário Acadêmico UFSM/REDE, aprovado em 24/8/20 na Sessão N. 950ª do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) publicou, em 19 de setembro de 2020 (sábado), o Edital de Seleção de Ingresso e Reingresso para os Cursos de Graduação Presencial (transferência interna e externa, reingresso e portadores de diploma), para início de atividades no 2º semestre letivo de 2020. O início das aulas remotas (a distância) está previsto para 19 de outubro de 2020, sob Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

Nem todos os Cursos disponibilizam vagas no edital. Cada Curso participante define semestralmente seus critérios próprios de seleção, por isso convém consultar a Secretaria do Curso de interesse para detalhes via email durante a suspensão das atividades presenciais na UFSM. 

É de responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento de adendos, retificações, erratas, homologações, convocações, suplências, chamadas e demais divulgações na seção de editais do portal www.ufsm.br referentes aos Editais de Ingresso/Reingresso.

Acesse também no Portal UFSM e no Guia Acadêmico informações sobre outras formas de vínculo com a UFSM (Aluno Especial I e II, Aluno Regular, Aluno Intercâmbio internacional e Mobilidade Acadêmica nacional).

Para outras informações sobre transferência, aproveitamento de disciplinas ou sobre Transferência Ex Officio (ingresso por Amparo Legal de servidores públicos civis ou militares transferidos e seus cônjuges ou dependentes), consulte o site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – Derca (AQUI e AQUI) ou entre em contato pelos telefones (55) 3220-8119, 3220-8118 e pelo e-mail derca@ufsm.br.

Para outros esclarecimentos, acesse a pesquisa de Editais recentes de Ingresso/Reingresso no Portal UFSM ou consulte diretamente o Derca pelos telefones (55) 3220.8119, 3220.8118 e pelo e-mail derca@ufsm.br.

 


Editais anteriores – graduação presencial:

Edital 050/2019 PROGRAD/DERCA INGRESSO/REINGRESSO CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL 1º/2020  (Publicado em 21/10/2019, para ingresso no 1º semestre 2020);
 
Edital 034/2019 PROGRAD/DERCA INGRESSO/REINGRESSO CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2º/2019  (Publicado em 11/05/2019, para ingresso no 2º semestre 2019)