Ir para o conteúdo Egressos Ir para o menu Egressos Ir para a busca no site Egressos Ir para o rodapé Egressos

Formandas da UFSM no ano de 1969, contaram ao programa Vambora, sobre sua trajetória na Universidade Federal de Santa Maria.

No dia 18 de Outubro, o programa Vambora recebeu no estúdio da UNIFM, as egressas do curso de História Natural Carmen Fontana e Elizabete Emanuelli, para contarem um pouco mais sobre suas vivências na época da recém criada UFSM, além de compartilhar suas recordações sobre o curso de História Natural, no qual completam 50 anos de formatura em 2019.

Fundado em 1965, o curso de História Natural foi o pioneiro de diversos outros cursos oferecidos pela UFSM, como por exemplo, o curso de Ciências Biológicas, que só passou a ter esse nome em 1979, depois de uma reformulação no antigo curso. Diante do cenário econômico da época, além de formar professores, as aulas também eram voltadas para a pesquisa científica, que prosperou e inaugurou práticas que impactam atualmente a Universidade e a área de Biologia.

Os discentes naquela época contavam com aulas focadas em campos como o da Biologia, da Botânica, da Zoologia e da Geologia, sendo assim, pelo curso ter uma formação ampla e não tão específica quanto a apresentada hoje, Carmen e Elizabete acabaram se especializando na área da Genética e ministrando aulas na UFSM, além de estarem ligadas a cargos importantes da área da Biologia e da Administração da Universidade.

Durante a entrevista, as egressas relembraram sobre a turma e os professores terem maior convivência e serem mais unidos em função da carga horária, que na época era feita por seriado, “…nós tínhamos uma força, era a 2° turma de História Natural!” destacou Carmen, “…nas formaturas torcíamos para que ninguém ficasse para trás, que toda a turma se formasse junta!” relembrou Elizabete.

Toda esta união resultou em um grande evento! Para comemorar os 50 anos de formatura e proporcionar um momento especial e de recordações aos egressos e egressas do curso de História Natural, o Programa Volver e a Pró Reitoria de Graduação, organizou, através do Projeto Reencontros, uma visita da turma ao campus da UFSM, no último Domingo, dia 20. Na programação, os egressos revisitaram os laboratórios do prédio 17 onde estudaram, além disso, foram ao  Gabinete do Reitor, e fizeram uma visita ao Jardim Botânico da Universidade, onde plantaram uma árvore comemorativa referente ao Jubileu de Ouro da 2° turma de História Natural.

Texto: Ana Cláudia Machado.

*Imagens do Arquivo pessoal.