Ir para o conteúdo Egressos Ir para o menu Egressos Ir para a busca no site Egressos Ir para o rodapé Egressos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sandra de Deus, formada em Jornalismo pela UFSM, conversa com os apresentadores do Vambora.



Sandra de Deus nasceu em São Vicente do Sul, mas veio para Santa Maria estudar aos 10 anos de idade. Ela é graduada em Jornalismo (1980), tem especialização em Pensamento Político Brasileiro (1990), e mestrado em Extensão Rural (1989) pela Universidade Federal de Santa Maria. E, no dia 20 de Novembro de 2019, o Dia da Consciência Negra, recebeu o título de Patronesse do mês da Consciência Negra da UFSM.

A escolha em fazer Jornalismo, foi devido ao fato de que desde muito pequena ouvia rádio e até hoje seu pai ouve rádio desde que acorda. Ela, particularmente, gosta de ouvir futebol no aparelho. 

“Eu sempre fui de falar muito, argumentar muito enquanto estava no colégio, então as pessoas acreditavam que eu faria o curso de Direito. Quando eu estava no Científico, hoje Ensino Médio, descobri o mundo do rádio que na verdade é o mundo do Jornalismo. Na época, quando eu decidi fazer Jornalismo, foi muito estranho porque foi na segunda metade dos anos 70 em que o Brasil vivia a ditadura militar e outro estranhamento é que Jornalismo não era uma profissão para mulher.” relata Sandra 

Mesmo assim, desde o seu segundo ano de faculdade, começou a fazer estágio na Rádio Imembuí de Santa Maria. Em 20 anos na empresa, ela passou por todas as funções: rádio-escuta, repórter, redatora, coordenadora de jornalismo e também foi, durante 20 anos, produtora do “Controle Geral”, um dos mais influentes e importantes programas do rádio de Santa Maria, algo que, segundo ela, é motivo de muito orgulho: “Fizemos um excelente rádio” 

Ela relata ainda que é muito difícil comparar os equipamentos que os estudantes e jornalistas usavam na época com agora. Porém, segundo ela, podemos comparar os conteúdos: “Eu venho de uma época que o curso de Jornalismo tinha que ter cadeiras de Sociologia, Psicologia, Teatro, entre outras. Tínhamos muitas disciplinas de formação geral e de muitas de formação técnica de Jornalismo.”

Sobre a honraria que recebeu no último mês relata que nem em seus maiores sonhos esperava uma homenagem dessas. E que representa, além de sua condecoração, o reconhecimento da própria UFSM em formar profissionais tão gabaritados.

Dentre os motivos para sua escolha como homenageada, está o fato de que a extensão, ramo que é Pró-Reitora na UFRGS, é tradicionalmente a área que tem maior contato com a sociedade, colocando-a na linha de frente dentro das universidades para o acolhimento das demandas da população negra. O intuito da homenagem é poder coroá-la como exemplo de liderança e representatividade já na luta pelo movimento negro a tanto tempo.

A ex- aluna da UFSM mandou ainda o seguinte recado para os estudantes da instituição : “Estudem! Aproveitem a universidade! O tempo que estamos na universidade vai além da sala de aula. Não é só um lugar onde eu ouço o professor e volto para casa. Se ficar só na sala ouvindo o que o professor tem a dizer e não aproveitar a vida universitária, a gente não aproveita um aprendizado que a vida nos oferece. É uma fase maravilhosa! Ela não volta mais!” 

Sandra ainda comentou sobre o momento político atual brasileiro, Jornalismo Esportivo e extensão universitária. Você pode conferir a entrevista na íntegra pelo link: Entrevista com Sandra de Deus

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-639-239

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes