Ir para o conteúdo Egressos Ir para o menu Egressos Ir para a busca no site Egressos Ir para o rodapé Egressos

UFSM oferta vagas na graduação para transferências, reingressos e portadores de diploma superior

Inscrições no Edital de Ingresso e Reingresso devem ser feitas até o dia 04 de março, ao meio-dia

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e das Coordenações dos Cursos de Graduação Presenciais, divulga o Edital 005/2022-Prograd, referente à seleção por ingresso e reingresso em 27 cursos presenciais de graduação, para o primeiro semestre letivo de 2022.

O edital rege cinco modalidades de ingresso na UFSM:

• Reingresso: para candidatos(as) que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam reingressar no mesmo curso previamente abandonado ou cancelado (com mesmo código de curso);
  • Transferência Interna: para candidatos(as) regularmente matriculados(as) ou com trancamento total do semestre em curso de graduação da UFSM de qualquer campus, que pretendam trocar para outro curso de graduação da UFSM;
  • Transferência Externa: para candidatos(as) regularmente matriculados(as) ou com trancamento total em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), que pretendam ser transferidos(as) para a UFSM;
  • Portador de Diploma: para candidatos(as) já diplomados(as) em cursos de graduação reconhecidos nacionalmente;
  • Reingresso com Transferência Interna: para candidatos(as) que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam retornar à Universidade, em curso diferente daquele abandonado ou cancelado.

As inscrições e o prazo para envio dos documentos no sistema estarão abertos até o dia 04 de março, ao meio-dia. A taxa de inscrição é de R$ 37,00. A solicitação de isenção de taxa deve ser feita nos dias 21 e 22 de fevereiro, conforme orientações do edital.

Os(as) candidatos(as) devem ler atentamente a parte geral do edital, onde constam orientações sobre inscrição, envio digital dos documentos, geração do boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) e o cronograma da seleção. Após, devem consultar também a parte específica do edital, referente a cada curso que está ofertando vagas. Os cursos têm procedimentos e requisitos próprios de seleção, e nem todos ofertam vagas nas cinco modalidades de ingresso possíveis do edital.

Cabe ao(à) candidato(a) acompanhar periodicamente, na página do edital, quaisquer publicações oficiais, como retificações, erratas, homologações, adendos, convocações e outras, relativas ao ingresso e reingresso 2022/1º semestre.

Informações gerais sobre o edital podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Oferta e Relacionamento, pelo email cofre.prograd@ufsm.br.

Informações sobre a seleção de cada curso são obtidas junto à respectiva Coordenação ou Secretaria, cujos contatos estão no rodapé da parte específica do edital do curso.