Ir para o conteúdo Egressos Ir para o menu Egressos Ir para a busca no site Egressos Ir para o rodapé Egressos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Sobre

 O Volver é um Programa de relacionamento entre a Universidade Federal de Santa Maria e seus ex-alunos criado em meados de 2002 com o objetivo de reaproximar a Universidade de seus egressos, estabelecendo e resgatando laços de responsabilidade social, solidariedade, afeto e comprometimento com a universidade pública.

Antes do Volver a UFSM se relacionava com seus ex-alunos através do portal institucional e posteriormente por meio de um site exclusivo para os egressos. O objetivo principal desse ambiente era o cadastro dos alunos formados pela Instituição. Com esses dados, foram traçadas estratégias como o Concurso de Crônicas, com o intuito de estimular os egressos a relembrar fatos marcantes de suas vidas relacionados com a UFSM. Foram sete edições do Concurso de Crônicas, uma edição especial (foto do livro e reunião das crônicas vencedoras) reunindo as crônicas vencedoras das seis primeiras edições e uma Microssérie (link da série)  da última edição do Concurso.

Em 2012 o Volver mostrou seus egressos através do Volver na TV, em parceria com a TV Campus, contou as memórias dos ex-alunos de forma intimista e emotiva. O programa permaneceu até 2016, com variações de formatos e muitos ex-alunos entrevistados. (link com os programas de TV). Neste mesmo ano o Programa Volver produziu newsletters direcionada aos e-mails dos egressos, divulgando notícias sobre a UFSM e sobre a atuação dos profissionais formados pela UFSM no mercado de trabalho.

A contação de histórias tomou as ondas da rádio Universidade AM em 2014, com o Programa Volver a los 17 e em 2019  foi revisitado para um formato mais dinâmico e interativo: o Vambora, que passou a ser transmitido todas as sextas-feiras, às 20h pela rádio UniFM. (inserir link para os podcasts)

Para completar a rede de relações afetivas construídas entre a UFSM e seus egressos, o Volver promoveu duas edições do Concurso de Fotografias, promovendo a integração através do olhar ex-aluno sobre o seu ambiente acadêmico. ( fotos premiadas pelo concurso).

Finalmente, em 2019, a Universidade Federal de Santa Maria, através de um esforço conjunto entre o Volver, a  Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o Centro de Processamento de Dados (CPD), o Departamento de Arquivo Geral (DAG) e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) é oferecido ao ex-aluno o portal do egresso: um ambiente com múltiplas modalidades de serviços, entretenimento e conexão com o ambiente acadêmico.

Vida longa ao Volver!