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Formaturas

 

Por meio da Resolução N. 011/2018,  a UFSM passa a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos(as) os(as) estudantes. A partir do primeiro semestre de 2020, TODAS as formaturas serão realizadas na UFSM em sessões solenes ou, excepcionalmente, em gabinete.

Como funciona?

A) PARA CURSOS DO CAMPUS SEDE:

1- Para que a solenidade de formatura seja realizada no Centro de Convenções (CC), é necessário o mínimo de 40 formandos. A estimativa dos prováveis formandos do semestre poderá ser obtida pelo aplicativo 1.1.6.20.22 do SIE, mesma listagem encaminhada ao DERCA pela Coordenação de Curso, conforme data limite no Calendário Acadêmico.

Se o número de prováveis formandos for menor que 40, a turma poderá:

– Unir-se a outra(s) turma(s), de preferência da mesma Unidade de Ensino, a fim de atingir o mínimo de 40 formandos; ou

– Utilizar outros espaços da UFSM definidos juntamente com a PROGRAD.

 

2- A Coordenação de Curso (ou a(s) Direção(ões) de Centro, quando houver união de turmas) reservará o espaço através de memorando destinado à PROGRAD, até a data estipulada no Calendário Acadêmico para as Coordenações de Curso enviarem as informações dos formandos ao DERCA.

Na solicitação de reserva deverão constar as seguintes informações:

– Data, hora e local da solenidade (verificar previamente a agenda do Centro de Convenções, disponível em www.ufsm.br/cc);

– Estimativa do número de formandos;

– Nomes e contatos da Comissão de Formatura.

 

3- Quarenta e cinco dias antes da data da solenidade, a Comissão de Formatura deverá providenciar as informações dos anexos abaixo, encaminhando-os à PROGRAD até quinze dias antes da data da solenidade:

 

ANEXO: Planilha com dados dos formandos, autoridades e homenageados [formato Word.doc ou LibreOffice.odt]

ANEXO: Contratação de Serviços para Formatura Institucional [formato Word.doc ou LibreOffice.odt]

 

ATENÇÃO!

– Na semana da solenidade, a PROGRAD realizará o ensaio geral.

No dia da solenidade, os formandos deverão comparecer no local com no mínimo 2 horas de antecedência.

– Imediatamente ao final da cerimônia, os formandos devolverão as vestes talares juntamente com o porta-diplomas/canudo;

– É permitida apenas decoração com itens de solo e sem ônus para os formandos.

 

 

B) PARA CURSOS DOS CAMPI FORA DE SEDE:

– A reserva do local deverá seguir as normas dos espaços escolhidos para a realização da solenidade, visando sempre à economicidade, ou seja, reunindo o maior número de formandos em cada evento;

– Demais trâmites como reserva de data, planilha de formandos e contratação de serviços seguem o mesmo regramento do campus sede (Item 3);

– Situações inerentes às realidades de cada campus serão resolvidas pela própria Direção da Unidade de Ensino.

 

C) SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU EM GABINETE:

São realizadas no espaço físico estabelecido pela Direção da Unidade de Ensino à qual o curso pertence.

Nelas, é vetado ao formando o uso de vestes talares, mas exigem-se vestes condizentes com a importância da solenidade.

O formando que recebe a outorga do grau em solenidade de gabinete terá vetada a sua participação na Sessão Solene de Colação de Grau, por já ser considerado um egresso do Curso.

O cerimonial é simplificado, composto das seguintes etapas (modelo em formato Word.doc ou LibreOffice.odt):

 

1- abertura, a cargo do(a) Coordenador(a) do Curso;

2- juramento, realizado por um dos formandos em seu nome ou em nome dos demais formandos presentes;

3 – leitura da ata e chamada dos formandos, preferencialmente pelo(a) Secretário(a) de Curso;

4 – outorga do grau, pelo(a) Coordenador(a) de Curso;

5 – assinatura da ata pelos(as) formandos(as), pelo(a) Coordenador(a) de Curso e pelo(a) Diretor(a) da Unidade de Ensino, quando presente;

6 – encerramento;

7 – a ata da colação de grau em gabinete deverá ser enviada ao DERCA no primeiro dia útil após a realização da solenidade.

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

Qual a estrutura fornecida pela UFSM para as solenidades de formatura?

A estrutura mínima necessária inclui local, som, projeção e vestes talares completas.

 

A partir de quando é possível marcar a data e reservar o local?

Somente no início do semestre da solenidade de formatura, dentro do período estabelecido no Calendário Acadêmico para as Coordenações de Curso enviarem ao DERCA as informações sobre os prováveis formandos.

 

O que é a Comissão de Formatura? Quais as suas responsabilidades?

É o grupo composto de no mínimo 3 formandos representantes da turma. Devem conduzir junto com a(s) turma(s) a escolha do(s) paraninfo(s), patrono(s) ou patronesse(s), homenageados(as), juramentista(s) e oradores(as), bem como tomar ciência do discurso do(s) representante(s) da(s) turma(s). Tem como responsabilidade também encaminhar à PROGRAD planilha com as informações dos formandos e homenageados, além da planilha de contratação de serviços, dentro do prazo estabelecido (Item 3).

 

Onde obter informações sobre cerimonial e protocolo?

Orientações sobre cerimonial e protocolo são obtidas com a assessoria de Relações Públicas do Gabinete do Reitor.

 

Onde estão publicadas as informações sobre as Formaturas Solenes?

Consulte a data e o local das Formaturas Solenes no site do Derca.

 

Os formandos poderão contratar outras produtoras? Quantas?

Sim, porém somente para realização de fotos e filmagens. No máximo duas produtoras.

 

Em caso de formatura de turmas conjuntas, oradores de todos os cursos farão discurso?

Recomenda-se bom senso na quantidade de discursos, em razão do tempo máximo de 10 minutos para orador(es) e 10 minutos para paraninfo(s).

 

 

LEGISLAÇÃO:

RESOLUÇÃO N. 011/2018 – Normatiza as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria e revoga a Res. N. 001/2011.

 

Para outras informações, entre em contato com a PROGRAD:

Pró-Reitoria de Graduação

Prédio 48-D – 2º andar – Sala 200 – Campus Sede

Telefones: (55) 3220.8389 e 3220.8338

E-mail: prograd@ufsm.br