Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Indígena

Processo Seletivo Indígena

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publica anualmente o edital do Processo Seletivo Indígena de acordo com a Resolução N. 002/2018.
Trata-se de ação afirmativa própria da UFSM que visa ao preenchimento de vagas suplementares nos cursos de graduação da UFSM, por estudantes indígenas inseridos no âmbito de suas comunidades tradicionais, residentes no território nacional, a fim de reduzir as desigualdades educacionais e sociais.
O ingresso através do Processo Seletivo Indígena atende às demandas de capacitação das sociedades indígenas, apontadas pelas próprias comunidades no âmbito da Comissão de lmplementação e Acompanhamento do Programa Permanente de Formação de Acadêmicos lndígenas (CIAPPFAI), vinculada à Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM.
Assim, cada Edital oferta vagas de acordo com as necessidades das comunidades indígenas.
Portanto, nem todos os cursos disponibilizam vagas em todos os editais. Cabe às pessoas interessadas acompanhar as publicações de editais, de adendos, retificações, erratas, homologações, convocações, suplências, chamadas e demais divulgações na seção de processos seletivos na página da PROGRAD.
A participação no Processo Seletivo lndígena requer comprovação da condição de indígena inserido ou inserida em comunidade tradicional já no momento da inscrição através de documentos e declarações a exemplo do Registro Administrativo de Índio ou da Certidão do Registro Civil, da Declaração de Indígena Aldeado, expressa pela liderança indígena da comunidade de origem e da Declaração da FUNAI, entre outros documentos descritos em edital.
As provas aplicadas no Processo Seletivo lndígena regular contemplam o conteúdo do Ensino Médio permeado por elementos de linguagem e cultura indígenas na elaboração das questões objetivas e da redação solicitada às pessoas participantes.
Excepcionalmente, no ano de 2021, o Processo Seletivo Indígena foi projetado em um formato diferenciado a fim de proteger os povos indígenas e a Comissão Fiscal do processo frente à pandemia de COVID-19. Neste ano, sob parecer favorável da Procuradoria Geral da União na UFSM, o processo foi construído na modalidade on-line e as pessoas interessadas foram avaliadas através do Histórico Escolar do Ensino Médio e de uma Carta de Intenções, mantendo, assim, as características inerentes ao processo estipuladas na Resolução 002/2018 da UFSM.

Edital vigente

Para acessar o Processo Seletivo Indígena 2021 UFSM, clique em ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/019-2021/

Inscrições: de 02 a 25 de junho de 2021.

Vagas: 25

Cursos: Jornalismo, Direito, Educação Especial Licenciatura, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa Licenciatura, Matemática Licenciatura, Medicina, Odontologia, Pedagogia Licenciatura, Psicologia, Serviço Social e Nutrição, nos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, distribuídas conforme a tabela constante do Anexo do edital.

Ingresso: segundo semestre do ano letivo de 2021.

Sobre o edital: O processo seletivo, regido pela legislação vigente, será constituído por uma fase eliminatória e classificatória composta por uma Carta de intenções e pela nota final do Histórico Escolar do Ensino Médio.

Edições Anteriores

2019/2020

Processo Seletivo Indígena convoca seis suplentes para confirmação de vaga no dia 05/3/2020, na Pró-Reitoria de Graduação

A Universidade Federal de Santa Maria convoca seis suplentes do Processo Seletivo Indígena para confirmação de vaga.

Os(as) candidatos(as) devem comparecer no dia 05/3, diretamente na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), na sala 221 do Prédio 48-D, que fica entre a Reitoria e o Centro de Educação Física e Desportos.

A lista dos documentos exigidos a serem apresentados no momento da confirmação de vaga encontra-se no Edital N. 012-2020/Prograd

Outras informações são obtidas pelo telefone (55) 3220-8187 e pelo email copa.prograd@ufsm.br.

Candidatos Convocados:

COMUNICAÇÃO SOCIAL-HABILITAÇÃO JORNALISMO
DAIANE LEOPOLDO CIPRIANO

HISTÓRIA – LICENCIATURA
LARISSA GORE LEOPOLDINO

LETRAS PORTUGUÊS LIT. DA LÍNGUA PORTUGUESA – LICENCIATURA
GARDENIA TÕN MATTER

ODONTOLOGIA
GESIEL DA SILVA

ENFERMAGEM – CAMPUS UFSM DE PALMEIRA DAS MISSÕES
INDIOARA FRANCIELE RIBEIRO

PSICOLOGIA
ARTEMISA BARBOSA RIBEIRO


UFSM divulga classificados no Processo Seletivo Indígena 2020

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta sexta-feira, 27/12/19, a lista de classificados no Processo Seletivo Indígena UFSM 2020. Os candidatos deverão aguardar a publicação de novo edital com orientações para a confirmação de vaga e matrícula.

Os documentos a serem apresentados pelo candidato no momento da confirmação de vaga estão listados no Anexo 7 do Edital do Processo Seletivo Indígena.

Outras informações podem ser obtidas com a Comissão Permanente de Vestibular, através do e-mail falecom@coperves.ufsm.br e do telefone (55) 3220-8170.


Inscrições no Processo Seletivo Indígena UFSM 2020 seguem até 29 de novembro de 2019

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulga a abertura de inscrições do Edital N. 052/2019, referente ao Processo Seletivo Indígena 2020. Através deste edital, a UFSM destina 24 vagas em 22 cursos de graduação para indígenas aldeados.

O processo seletivo será constituído por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia, História, Língua Portuguesa e Matemática, além de uma prova de redação relacionada à temática indígena.

A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas no dia 15 de dezembro de 2019, das 09 às 14 horas, nos municípios de Santa Maria e Frederico Westphalen.

As inscrições seguem até o dia 29 de novembro e devem ser feitas clicando no ícone “Processos Seletivos” do site www.ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.prograd@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220-8187.

2018/2019

Notícias Anteriores:
12/04/19 Terceira e Quarta Chamadas do Processo Seletivo Indígena UFSM
15/03/19 Segunda Chamada do Processo Seletivo Indígena 
01/02/19 Confirmação de vaga e matrícula do Processo Seletivo Indígena acontece dia 7 de fevereiro
10/01/19: Coperves divulga a lista dos classificados no Processo Seletivo Indígena 2019
10/12/18: Coperves divulga lista de inscritos e locais de prova do Processo Seletivo Indígena
03/12/2018: Processo Seletivo Indígena 2019 divulga relação das inscrições homologadas

Processo Seletivo Indígena recebe inscrições até 14 de novembro de 2018

Até 14 de novembro de 2018 seguem abertas as inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2019. Uma retificação no edital original ampliou para 23 as vagas ofertadas em 21 cursos de graduação presenciais da UFSM. Fonoaudiologia e Psicologia no campus sede, além de Jornalismo em Frederico Westphalen e Nutrição em Palmeira das Missões, passaram a oferecer vaga no processo seletivo.

O Edital, com as retificações, instruções e os modelos de documentos exigidos, encontra-se em www.ufsm.br/coperves.

A prova, com 20 questões objetivas mais a redação, acontece no dia 16 de dezembro de 2018, domingo, das 9 às 14 horas. O candidato pode optar por realizá-la em Santa Maria ou em Frederico Westphalen.

Os candidatos estão automaticamente isentos do pagamento de taxa. A inscrição acontece em duas etapas. Primeiramente o candidato deverá preencher e imprimir a ficha de inscrição, acessando o site www.ufsm.br/coperves, no link “Processo Seletivo Indígena 2018”.

Após, deverá enviar ou entregar a ficha preenchida e os demais documentos solicitados à Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (COPA/Prograd), de acordo com as instruções do item 4 do Edital.

Segundo a retificação do edital, a documentação deve ser enviada ou postada nos correios (via Sedex ou com Aviso de Recebimento – A.R.) até o dia 14 de novembro de 2018. O endereço correto para envio é: Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD), Avenida Roraima, nº1000 – Prédio 48-D, 2º Andar, sala 203, campus da UFSM, CEP 97105-900, Bairro Camobi, Santa Maria, RS.

No dia 03 de dezembro, a Comissão Permanente de Vestibular (Coperves) publicará no site a lista das inscrições homologadas. No dia 12 de dezembro, será publicada a lista dos inscritos com local de prova.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8187 e pelo e-mail copa.prograd@ufsm.br.

2017/2018

Confirmação de vaga dos Processos Seletivos Indígena e Música/Dança Bacharelado ocorre dias 7 e 8 de fevereiro de 2018

A Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/Prograd) e o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) divulgaram orientações referentes à confirmação de vaga do Processo Seletivo Indígena e do Processo Seletivo Música e Dança Bacharelado.

A confirmação de vaga acontecerá nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2018, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no prédio do Centro de Tecnologia (CT) – Auditório Wilson Aita (Prédio 7 Anexo C – 2º Andar), localizado na Avenida Roraima nº 1000, bairro Camobi, em Santa Maria.

Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Planejamento Acadêmico (COPA) pelo fone (55) 3220.8187 e pelo e-mail copa.prograd@ufsm.br.

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2018 da UFSM

De 23 de outubro a 24 de novembro de 2017, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2018, destinando 20 vagas para ingresso em 18 cursos de graduação da UFSM. O Edital, Painel do Candidato e demais documentações podem ser acessados no site da Comissão Permanente de Vestibular (COPERVES).

É condição legal para se inscrever ao Processo Seletivo Indígena o candidato que comprovar sua condição de indígena aldeado. Para isso, o candidato deverá apresentar o Registro Administrativo de Índio ou a Certidão do Registro Civil, acompanhado da declaração de indígena aldeado, expressa pela liderança indígena da comunidade de origem e também da declaração da FUNAI, conforme orientações descritas no Edital do Concurso

O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (3 questões), História (4 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (3 questões), e por uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivale a 5 acertos).

A prova objetiva e a prova de redação do Processo Seletivo Indígena 2018 serão realizadas no dia 7 de janeiro de 2018, das 9h às 14h, nos municípios-sede de Santa Maria e Frederico Westphalen.

São oferecidas 20 vagas na Universidade Federal de Santa Maria, sendo todas no campus de Santa Maria, distribuídas de acordo com a relação de cursos contidos no Edital do Concurso.

No dia 20 de dezembro de 2017, a COPERVES divulgará a Listagem dos Inscritos com local de prova no endereço eletrônico. A partir dessa listagem, de consulta OBRIGATÓRIA, o candidato deverá verificar seus dados.

2016/2017

Inscrições para o Processo Seletivo Indígena seguem abertas até 22/11/16

Até 22 de novembro de 2016 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2017, destinando 20 vagas para ingresso em 18 cursos de graduação.

O processo classificatório da Seleção Indígena 2017 será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de Biologia (03 questões), História (04 questões), Língua Portuguesa (10 questões) e Matemática (03 questões), e por uma prova de Redação relacionada à temática indígena (equivalente a 5 acertos).

O candidato indígena está automaticamente isento do pagamento da taxa de inscrição

A prova objetiva e a prova de redação do Processo Seletivo Indígena 2017 serão realizadas no dia 18 de dezembro de 2016, das 13h às 18h, nos municípios-sede de Santa Maria e Frederico Westphalen.

Para outras informações, entre em contato com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), através do telefone (55) 3220-8187 ou pelo e-mail: prograd@ufsm.br. Ou através dos telefones (55) 3220.8187, 3220.8170 ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Contato

Para outros esclarecimentos, acesse o Guia Acadêmico da UFSM, as edições anteriores (abaixo) ou solicite atendimento através do e-mail copa.prograd@ufsm.br.