Ir para o conteúdo PET Ir para o menu PET Ir para a busca no site PET Ir para o rodapé PET
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

EnaPET

XI Encontro Nacional dos Grupos PET – Organização e reorientação para ações interdisciplinaresXI Encontro Nacional dos Grupos PET
Data: de 16 a 21 de Julho de 2006
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC

O ENAPET é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial – PET, e tem o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e ao desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social através do pensar coletivo de temas de importância reconhecida para a sociedade. Historicamente, o ENAPET vem sendo realizado concomitantemente à Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, estando a partir da 55ª Reunião Anual inserido oficialmente em sua programação.

Em 2006, o ENAPET chega à sua décima primeira edição, sendo reconhecidamente palco das mais importantes decisões para o PET e espaço de ações e discussões. É importante destacar o caráter estatuinte desta edição, onde foram discutidos os principais tópicos referentes ao projeto de Estatuto da Comissão Executiva do PET – CENAPET, bem como a nova portaria que regulamenta o Programa.

Contato: enapet@inf.ufsc.br
Maiores informações: http://www.enapet.ufsc.br/index.php


XII Encontro Nacional dos Grupos PET – Educação Tutorial como Instrumento da Formação Acadêmica
Data: de 09 a 13 de julho de 2007
Local: Escola Tenente Rego Barros (ETRB) – Belém – PA

O XII Encontro Nacional de Grupos PET (XII ENAPET) teve como tema central “A Educação Tutorial como Instrumento de Formação Acadêmica”, objetivando proporcionar uma troca generalizada de conhecimentos dentro dessa temática, buscando estimular as práticas pertinentes ao desenvolvimento nacional levando em consideração as questões científicas, tecnológicas, sociais, públicas, econômicas e ambientais, introduzindo o PET como também agente do processo de desenvolvimento.
O evento foi promovido pela SESu/MEC, UFPA e UFRA, sendo organizado pelos Grupos PET do Estado do Pará. Aconteceu na Escola Tenente Rego Barros (ETRB), em Belém do Pará, entre os dias 09 e 13 de julho de 2007, e estimou-se a presença de aproximadamente 800 participantes, dentre os quais estiveram presentes Reitores, Diretores e Pró-Reitores das Instituições de Ensino Superior (IES), docentes tutores e não tutores, discentes, pesquisadores, educadores, organizações governamentais e não governamentais, empresas, profissionais liberais e instituições que estavam desenvolvendo atividades afins, com o mesmo objetivo, de qualquer estado brasileiro ou de outro país, e outros interessados na temática.
O Torneio Esportivo Nacional do PET – TENPET 2007 – teve por objetivo possibilitar e aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior – IES – do território nacional, promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte, bem como identificar talentos no cenário esportivo nacional, desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os estudantes universitários, estimular o congraçamento dos universitários brasileiros, estimulando a prática do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem.

Contato: portaldopet@ufpa.br
Maiores informações: http://www.deec.ufpa.br/~enapet2007/index.html


XIII Encontro Nacional dos Grupos PET – PET e a responsabilidade social
Data: de 14 a 18 de julho de 2008
Local: Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campinas – SP

O XIII ENAPET aconteceu nos 14, 15, 16, 17 e 18 de Julho de 2008, na cidade de Campinas, sob a coordenação dos três grupos PET da PUC/Campinas: Biologia, Enfermagem e Arquitetura.
Também fizeram parte da equipe organizadora os grupos PET:
• Administração (USP/São Paulo)
• Biotecnologia Agrícola (USP/Piracicaba)
• Ciências de Computação (USP/São Carlos)
• Ecologia (USP/Piracicaba)
• Engenharia Agronômica (UNESP/Jaboticabal)
• Farmácia (UNESP/Araraquara)
• Geologia (UNESP/Rio Claro)
• Letras (UNESP/Araraquara)
• Matemática (UNESP/Rio Claro)
• Psicologia (PUC/São Paulo)
• Veterinária (UNESP/Jaboticabal)
• Zootecnia (UNESP/Jaboticabal)
• Zootecnia (USP/Pirassununga)

Foi de extrema importância que os grupos participassem do evento já tendo lido e estudado as portarias e manuais que instituem o programa. O objetivo da discussão prévia era o de que os alunos não participassem das discussões dos GT’s, GD’s e Assembléia Geral sem nenhum conhecimento sobre o assunto. Todos esses documentos podem ser encontrados no site do Programa.

O ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET) tradicionalmente é organizado com o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e desenvolvimento do programa; apresentar sua produção acadêmica, no âmbito da tríade ensino, pesquisa e extensão; e colaborar com o desenvolvimento social por meio de exposição e discussão conjunta de temas de importância reconhecida para a sociedade.
Neste ano de 2008, o tema central escolhido foi a Responsabilidade Social. Optou-se também pela realização do evento com algumas inovações, de forma que fosse possível alcançar os mesmos objetivos propostos nos anos anteriores, mas de uma forma diferenciada. Com isso, foram introduzidos Simpósios, Sessões Coordenadas e Oficinas, atividades que permitem aos petianos e tutores expor e discutir suas produções acadêmicas e assuntos relevantes à sua formação, oferecendo maior oportunidade de interação aos participantes, para que tivessem mais possibilidade de dialogar com professores e estudantes da mesma área de conhecimento e/ou de áreas afins.
Outra contribuição pensada com o intuito de enriquecer o encontro foi não somente a introdução de espaços para discussão não apenas de questões estruturais do programa, mas também de temas relevantes da atualidade, com uma vertente inter e multidisciplinar para as questões que afligem a nossa sociedade. As atividades foram distribuídas durante os cinco dias de evento de forma a contemplar horários para apresentação de trabalhos acadêmicos, discussões coletivas do andamento do programa nas mais diferentes regiões do país, eventos sociais e culturais, trocas de informações, além de períodos para participação na Reunião Anual da SBPC, considerando que os eventos ocorrem concomitantemente e são valiosos para nosso crescimento acadêmico, sócio-cultural e profissional.
Assim, esperou-se a construção com êxito mais uma página da história do Programa de Educação Tutorial (PET), com o intuito de contribuir para os avanços da produção acadêmica na graduação e motivar os petianos a realizar grandes e notórios trabalhos, que se desdobrem em futuras contribuições sociais.

Contato: programacao.enapet2008@gmail.com
Maiores informações: http://pet.icmc.usp.br/enapet2008/informacoes


XIV Encontro Nacional dos Grupos PET – Consciência Sócio-Ambiental, Biodiversidade, Biotecnologia e Estatuinte
Data: de 13 a 17 de julho de 2009
Local: Ainda a definir – Manaus – AM

O evento ocorreu de 13 a 17 de julho de 2009, concomitantemente à SBPC, a qual começou dia 12 de julho. A programação do ENAPET ocorreu à tarde, enquanto a SBPC durante a manhã. A participação na SBPC foi facultativa.