Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ciências Sociais Aplicadas

PROMOVER UFSM - Ciências Sociais Aplicadas

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Análise de investimentos

Fundamentos de Investimentos de Capital. Mercado financeiro e análise de investimentos. Matemática financeira. Sistemas de amortização. Critérios de análise de projetos de investimentos. Risco e retorno.

4ª – 08:30/13:30

60 horas
5 vagas

Teoria das Organizações

A ORGANIZAÇÃO COMO UM OBJETO DE ESTUDO. FILOSOFIA DA CIÊNCIA. ABORDAGEM ECONÔMICA. ABORDAGEM HUMANA. ABORDAGEM SOCIOLÓGICA. TEORIA CRÍTICA. MUDANÇA (INTER/INTRA) ORGANIZACIONAL.

4ª – 08:00/12:00

60 horas
5 vagas

Planejamento Estratégico

AS ORIGENS, A NATUREZA E A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL. FORÇAS ELEMENTARES À FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EMPRESARIAIS, DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E DE ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS. A IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. A ADMINISTRAÇÃO E O CONTROLE ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL.

3ª – 08:00/12:00

60 horas
5 vagas

Pesquisa Operacional

PESQUISA OPERACIONAL. PROGRAMAÇÃO LINEAR. PROBLEMAS DE TRANSPORTE. TÉCNICA “CRITICAL PATH METHOD” (CPM) E “PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE” (PERT-TEMPO).

4ª – 13:30/17:30
60 horas
5 vagas

Introdução à Pesquisa em Comunicação

CONCEITOS BÁSICOS EM PESQUISA CIENTÍFICA. CIÊNCIA, PESQUISA CIENTÍFICA, IDEOLOGIA, ÉTICA E PLÁGIO. PESQUISA EM COMUNICAÇÃO.

5ª – 07:30/11:30


60 horas
5 vagas

Administração Financeira Pública

Organizações e Instituições; Sistema de Gestão Financeira Macro e Microeconômica; Instrumentos de Planejamento; Gestão Financeira.

3ª – 19:00/23:00

60 horas
5 vagas

Direito do Trabalho

Evolução histórica do Direito do trabalho; Relações de trabalho e relações de emprego; Formação da relação de emprego; Sujeitos da relação de emprego – o empregado; Sujeitos da relação de emprego – o empregador; Terceirização e o direito do trabalho; Normas gerais dos contratos de trabalho; Rescisão contratual; Fiscalização trabalhista.

3ª – 19:00/23:00

30 horas
5 vagas

Direito Empresarial

A Empresa e o Empresário; Empresário individual; Regime Jurídico de Livre Iniciativa; Obrigações profissionais do empresário; Sociedades empresárias – regime jurídico; o sócio e a sociedade empresaria; direito cambiário brasileiro; a proteção do estado no equilíbrio econômico das empresas.

4ª – 19:00/23:00

60 horas
5 vagas

Introdução à Pesquisa em Comunicação "N"

CONCEITOS BÁSICOS EM PESQUISA CIENTÍFICA. CIÊNCIA, PESQUISA CIENTÍFICA, IDEOLOGIA, ÉTICA E PLÁGIO. PESQUISA EM COMUNICAÇÃO.

6ª – 08:30/12:30

60 horas
5 vagas

Políticas Públicas em Comunicação

Reconhecer aspectos históricos e sociais das políticas públicas de comunicação no Brasil. Promover o acesso à comunicação, compreendendo o papel dos atores sociais e dos meios de comunicação neste contexto. Atuar no cenário das convergências culturais e midiáticas.

4ª – 13:30/17:30

60 horas
5 vagas

Comunicação e Arte "N"

Refletir sobre experiências estéticas modernas e contemporâneas e analisar as reconfigurações sofridas por essas formas de expressão a partir do advento da reprodutibilidade técnica, da cultura de massas e das mídias digitais.

2ª – 13:30/17:30

60 horas
5 vagas

Fundamentos de Publicidade e Propaganda

CONCEITOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. HISTÓRIA E CONTEXTO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA. FUNÇÕES DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA SOCIEDADE. A PUBLICIDADE NA CONSTRUÇÃO DE MARCAS. O PROFISSIONAL E AS ORGANIZAÇÕES DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

4ª – 08:30/12:30

60 horas
5 vagas

Economia Política da Comunicação

QUESTÕES FUNDAMENTAIS. POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO. TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.

4ª – 08:30/10:30

30 horas
5 vagas

Semiótica da Comunicação N

FUNDAMENTOS. SIGNIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS. SEMIÓTICA, COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA. ANÁLISE DE TEXTOS MIDIÁTICOS.

3ª – 08:30/12:30

60 horas
5 vagas

Gestão Web para RP

COMUNICAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. FORMAS DE SOCIABILIDADE E PRÁTICAS COMUNICACIONAIS. MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS.

4ª – 13:30/17:30

60 horas
3 vagas

Legislação e Ética em Relações Públicas N

ÉTICA NA COMUNICAÇÃO: PRINCÍPIOS PARA UMA PRÁTICA RESPONSÁVEL. CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS. ÉTICA APLICADA ÀS PRÁTICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS. ÉTICA E NOVAS TECNOLOGIAS.

4ª – 08:30/10:30

30 horas
3 vagas

Fundamentos em Editoração

EVOLUÇÃO DA EDITORAÇÃO. ATIVIDADES E GESTÃO DE EDITORAS. ESTRUTURA DA PUBLICAÇÃO. MODALIDADES EM PRODUÇÃO EDITORIAL.

5ª – 08:30/12:30

60 horas
2 vagas

Design Editorial

BASES CONCEITUAIS. COMPOSIÇÃO. ESTRUTURAÇÃO. ELEMENTOS GRÁFICOS.

4ª – 13:30/17:30

60 horas
2 vagas

Produção Editorial para Mídias Digitais

CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS EM MÍDIAS DIGITAIS. MÍDIAS DIGITAIS E A CULTURA DA CONVERGÊNCIA. PRODUÇÃO EDITORIAL PARA MÍDIAS DIGITAIS.

6ª – 13:30/17:30

60 horas
2 vagas

Jornalismo Impresso II

REDAÇÃO EM JORNALISMO IMPRESSO. A CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA. A REVISTA. PRODUÇÃO DE REVISTA LABORATÓRIO.

3ª – 14:30/16:30 5ª – 10:30/12:30

60 horas
5 vagas

Jornalismo Digital I

HISTÓRIA E CARACTERIZAÇÃO DO JORNALISMO DIGITAL. NARRATIVA JORNALÍSTICA EM AMBIENTES DIGITAIS. JORNALISMO DIGITAL E MERCADO DE TRABALHO.

2ª – 08:30/12:30

60 horas
5 vagas

Paleografia A

NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE PALEOGRAFIA. TIPOS DE ESCRITA. LEITURA DE DOCUMENTOS.

3ª – 08:00/12:00

60 horas
3 vagas

INTRODUÇÃO À GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS. SISTEMAS DE WORKFLOW.

6ª – 08:00/11:00

45 horas
3 vagas

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ARQUIVOLOGIA A

NOÇÕES FUNDAMENTAIS DOS ARQUIVOS. HISTÓRIA DOS ARQUIVOS E DA ARQUIVOLOGIA. O ENSINO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA. AS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES DA ARQUIVOLOGIA. INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS E DE DOCUMENTAÇÃO.

3ª – 08:00/12:00

60 horas
3 vagas

Gestão da Carreira em Contabilidade

UNIVERSO PROFISSIONAL. TRABALHO, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO. REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL. EXCELÊNCIA EM VALORES, ATITUDES E EMOÇÕES. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E ESPIRITUAL. EXCELÊNCIA NO COMPORTAMENTO. ARTE E TÉCNICA DE FALAR EM PUBLICO. INSERÇÃO E COMUNICAÇÃO.

5ª – 19:00/23:00

60 horas
5 vagas

Métodos de Pesquisa Aplicáveis à Contabilidade

ABORDAGENS DA PESQUISA EM CONTABILIDADE
PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COMO FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA
ANÁLISE DE REGRESSÃO E CORRELAÇÃO
TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

2ª – 13:30h/17:30h

60 horas
5 vagas

Planejamento Estratégico Organizacional

PLANEJAMENTO
DIAGNÓSTICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
O ESTRATEGISTA

2ª – 13:30h/17:30h

60 horas
5 vagas

Sociologia do Esporte

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA. O ESPORTE E O LAZER COMO OBJETOS DO INTERESSE SOCIOLÓGICO. TENDÊNCIAS ATUAIS DO ESPORTE E DO LAZER NO CONTEXTO DA SOCIEDADE.

4ª – 07:30/09:30

45 horas
3 vagas

Antropologia do Movimento

CULTURA HUMANA. A CONSTRUÇÃO CORPORAL. A CULTURA E A EDUCAÇÃO FÍSICA.

3ª – 13:30/16:30

45 horas
2 vagas

DIREITOS DO AUTOR

A IMPORTÂNCIA DA TUTELA DOS DIREITOS DO AUTOR. OS DIREITOS AUTORAIS. DIREITOS DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL.

4ª – 21:00/23:00

30 horas
5 vagas

DIRETO CONSTITUCIONAL E DIREITO DOS ANIMAIS

A TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E A TEORIA DO DIREITO DOS ANIMAIS. A TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E OS DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS DE PROTEÇÃO DO ANIMAL NÃO HUMANO. O DIREITO DOS ANIMAIS E SEU RECONHECIMENTO PELOS TRIBUNAIS: ANÁLISE DE CASOS.

3ª – 21:00/23:00

30 horas
5 vagas

Teoria e História da Arte

CONCEITUAÇÃO. ARTE ANTIGA E MEDIEVAL. ARTE DO RENASCIMENTO AO ROMANTISMO. VANGUARDAS DO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. A MODERNIDADE. ARTE CONTEMPORÂNEA. ANÁLISE E CRÍTICA DA OBRA DE ARTE.

2ª – 18:00/20:00 5ª – 18:00/20:00

60 horas
2 vagas

Direito do Consumidor

A SOCIEDADE DE CONSUMO DO SÉCULO XXI. O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PRÁTICAS COMERCIAIS E PROTEÇÃO CONTRATUAL. ESFERAS DE RESPONSABILIZAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR. CONVENÇÃO COLETIVA DE CONSUMO.

5ª – 09:30/11:30

30 horas
5 vagas

Direito Municipal

EVOLUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO. AUTONOMIA MUNICIPAL. CONCEITO, COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE.

5ª – 09:30/11:30

30 horas
5 vagas

ECONOMIA MONETÁRIA  A

MOEDA, SISTEMA MONETÁRIO E POLÍTICA MONETÁRIA. TEORIA MONETÁRIA.

4ª – 19:00/23:00

60 horas
5 vagas

PROCESSO DECISÓRIO NA ADOÇÃO DE INOVAÇÕES

NATUREZA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, INVENÇÃO E INOVAÇÃO, PROCESSO DE INOVAÇÃO, A MELHORIA GRADUAL E A MELHORIA RADICAL. PROCESSO DECISÓRIO. TEORIA DA PERSPECTIVA ( PROSPECT THEORY). ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO. REUNINDO CONCEITOS (NOVA ECONOMIA EVOLUCIONÁRIA, TEORIA DA PERSPECTIVA E TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO).

INSTITUIÇÕES (MICROISNTITUIÇÕES, MESOINSTITUIÇÕES E MACROINSTITUIÇÕES). DETERMINANTES TECNOPRODUTIVOS (CUMULATIVIDADE, OPORTUNIDADE TECNOLÓGICA, APROPRIABILIDADE TECNOLÓGICA, INOVAÇÃO PARA A EMPRESA, APRENDIZADO CULMULATIVO). A TEORIA DA DECISÃO.

3ª – 19:00/23:00

60 horas
5 vagas

CADEIAS AGROINDUSTRIAIS

TEORIA DOS SISTEMAS. CADEIAS AGROINDUSTRIAIS. MERCADOS E VAREJO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS.

2ª – 19:00/23:00

60 horas
3 vagas