Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Aviso de Conectividade Saber Mais

Autorização para o registro de disciplinas complementares de graduação (DCG)

Disciplinas complementares de graduação (DCGs)

Disciplinas complementares de graduação são aquelas que integram a parte flexível dos currículos e que se destinam a complementar, aprofundar e atualizar conhecimentos referentes ou aos objetivos do curso ou às áreas de interesse do acadêmico.

Documentos:

Resolução 027/99/UFSM – Estabelece normas para criação de Disciplinas Complementares de Graduação;

Resolução n. 003/2019/UFSM – Regula a inserção das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação [disciplinas complementares de graduação extensionistas];

Instrução Normativa n. 06/2019/PROGRAD, de 31 de maio de 2019 – Estabelece orientações técnicas para a inserção das ações da extensão  nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação [disciplinas complementares de graduação extensionistas].

Procedimentos para criação e cadastro:

– Aprovação pelo Colegiado de Curso;

– Memorando de solicitação dirigido à CADE/PROGRAD, nos prazos definidos no Calendário Acadêmico, com cópia da ata de aprovação pelo Colegiado de Curso e arquivo editável (.doc) do programa proposto.

Contato:

Secretaria Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino – CADE/PROGRAD

Sala 209 – Prédio 48 D – 2º andar – Campus Sede

cade.prograd@ufsm.br

Orientações gerais:

Fluxograma do processo de criação e registro de DCG (arquivo .jpg)

Docentes, Coordenadores(as) de Cursos, Secretários(as) de Cursos