Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM está entre as 100 melhores universidades da América Latina




 A Universidade Federal de Santa Maria está entre as 100 melhores universidades na lista do QS Latin American University Rankings 2020 divulgada na última quarta-feira (23). A organização internacional de pesquisa educacional avalia anualmente o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. 

A UFSM é uma das três universidades do Rio Grande do Sul que aparecem no top 100  da América Latina, na 87ª colocação, duas posições acima em relação à ultima edição. No ranking nacional, é a 24ª melhor do Brasil. As outras universidades gaúchas listadas entre as 100 melhores da América Latina são a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (19ª) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (55ª). Dentre as cinco melhores universidades citadas no ranking o destaque ficou com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na segunda e na quinta colocação, respectivamente.

Destaques
O ranking avaliou 400 universidades latino-americanas de 20 países a partir de oito indicadores: reputação de empregabilidade, proporção professores/alunos, quantitativo de professores com doutorado, rede de pesquisa internacional, citação de artigos, índice de artigos por docente e impacto na internet. 

Os indicadores de destaque da UFSM são o quantitativo de docentes com doutorado (com pontuação máxima de 100 pontos), número de publicações (93.8) e a internacionalização da pesquisa (79.9). Outro destaque da universidade em 2019 é o seu impacto na internet (82.7), indicador que avalia a efetividade de cada instituição de ensino no uso de novas tecnologias. 

 

Principais indicadores da UFSM. Fonte: QS Top Universities

 

Texto: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-290

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes