Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferta 3.416 vagas gratuitas em 89 cursos de graduação no SiSU 2020/1º semestre



 

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a consulta às vagas dos cursos de graduação participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no primeiro semestre de 2020. A consulta pode ser realizada no site sisu.mec.gov.br

Nesta edição do SiSU, a UFSM ofertará 3.416 vagas em 89 cursos, distribuídos no campus sede de Santa Maria e nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O SiSU UFSM 2020/1 é destinado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2019 que não zerarem a redação. A publicação das notas do Enem está prevista para 17 de janeiro no site enem.inep.gov.br.  

A consulta ao site do SiSU disponibiliza dados de cada curso, como o número de vagas destinadas à ampla concorrência e às oito modalidades de cotas oferecidas na UFSM, reservadas a quem cursou o Ensino Médio integralmente em instituições públicas.

As vagas das cotas são subdivididas entre candidatos com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, levando em consideração também a renda maior ou menor que 1,5 salário-mínimo por membro da família. 

Também é possível consultar no site o Termo de Adesão da UFSM ao SiSU 2020/1, que traz a nota mínima de cada prova do Enem necessária para concorrer a um determinado curso da UFSM, bem como o peso da nota de cada prova do Enem para o curso, itens que podem variar de acordo com a instituição de ensino.

 

Atenção à documentação – O Termo de Adesão SiSU/UFSM traz em seu item 4 (páginas 101 a 122) a lista dos documentos básicos exigidos de todos os candidatos no momento da confirmação de vaga, assim como os documentos específicos para as cotas.

A listagem e os modelos de documentação também serão disponibilizados no Edital a ser publicado em janeiro de 2020, mas editais anteriores podem ser consultados em www.ufsm.br/sisu.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aconselha o candidato a providenciar com antecedência seus documentos, pois muitas escolas e órgãos públicos ou privados adotam recessos ou horários reduzidos de atendimento nos meses de verão, o que pode atrasar a expedição de atestados, certificados e segundas vias.

O candidato será indeferido, caso não apresente toda a documentação solicitada pelo edital no momento da confirmação de vaga. Ele terá um curto prazo para apresentar a documentação faltante, a partir do recebimento de e-mail comunicando a inconsistência. Se não o fizer no prazo determinado, terá a vaga indeferida definitivamente.

Antes da inscrição no SiSU, o candidato precisa ter a certeza de que poderá comprovar as condições declaradas, pois não há como mudar a modalidade de cota após o encerramento das inscrições ou em caso de indeferimento.

 

De olho nas datas – De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições no SiSU 2020/1 estarão abertas entre 21 e 26 de janeiro no endereço sisu.mec.gov.br. A divulgação do listão da Chamada Regular está prevista para 28 de janeiro, no mesmo site.

A cada dia, até 26 de janeiro, o Ministério atualizará a nota de corte dos cursos no sistema, proporcionando ao candidato verificar suas chances de ser classificado, possibilitando que este opte por outras instituições e/ou por outros cursos e cotas. 

As instituições de ensino superior farão a confirmação de vaga entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, de acordo com Edital específico a ser lançado no site de cada instituição, indicando dia, hora e local da entrega de documentação para cada curso. A UFSM ainda não divulgou as datas de sua confirmação de vaga, que estarão disponíveis no Edital a ser publicado em www.ufsm.br/sisu.

A Prograd alerta que candidatos de cotas étnico-raciais e/ou de vagas para pessoas com deficiência não podem nomear representante ou procurador, devendo comparecer presencialmente para entrevista na confirmação de vaga, em dia, hora e local a serem indicados no Edital.

 

Lista de Espera – De 29 de janeiro a 04 de fevereiro, os candidatos que não foram selecionados na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso (informadas no momento da inscrição no SiSU) poderão manifestar formalmente seu interesse em participar da Lista de Espera de um dos cursos em sisu.mec.gov.br.

Segundo o MEC, o candidato que for selecionado na Chamada Regular para a primeira ou para a segunda opção de curso, mesmo que não realize a confirmação de vaga, não poderá participar da Lista de Espera.

A partir de 07 de fevereiro, as instituições de ensino superior realizarão as chamadas para preenchimento das vagas que não foram ocupadas na Chamada Regular. Na UFSM, as Chamadas Orais da Lista de Espera são divulgadas através de Edital e Listão de Convocados no site www.ufsm.br/sisu.

Nesse sistema, são divulgadas as vagas do curso não preenchidas na chamada anterior, além de um listão de convocados a comparecer à chamada, em ordem decrescente de pontuação no Enem.  O candidato (ou seu procurador ou representante, se o edital permitir) deve comparecer em dia, local e horário específicos, portando a documentação solicitada.

Por curso, é realizada a chamada oral dos presentes, por ordem decrescente de pontuação no Enem, para entrega dos documentos e realização de entrevista (caso a cota exija). A chamada se dá até o preenchimento das vagas anunciadas para o curso, sendo os demais presentes dispensados e convidados a participar de futuras chamadas, caso ainda sobrem vagas após possíveis indeferimentos, desistências e cancelamentos.

Após as Chamadas Orais da Lista de Espera, a UFSM pode lançar Edital de Vagas Complementares, se ainda existirem vagas remanescentes, abrindo inscrições também a quem realizou o Enem em anos anteriores a 2019.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br, pelos telefones (55) 3220-8338 e 3220-8187 e pela página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-303

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes