Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Método consolidado na UFSM, chamada oral para aprovados no SiSU atrai candidatos



Desde quarta (12) até esta sexta-feira (14) a UFSM recebe, no campus de Santa Maria, estudantes que buscam garantir sua matrícula na Instituição a partir dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. Nos dois primeiros dias, aproximadamente dois mil estudantes compareceram. A expectativa para os três dias é de cerca de três mil candidatos. Na próxima semana, o processo será realizado nos demais campi.

A chamada oral para o preenchimento das vagas do semestre que inicia no dia 9 de março ocorreu duas semanas após a primeira chamada, a regular. “Essa segunda chamada, a chamada oral, iniciamos com um pouco menos de vagas, porque nós tivemos um bom preenchimento na chamada regular, cerca de 50%. A chamada oral já é um método consolidado. É um método inclusive que a UFSM exportou para outra instituições”, afirma o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch.

São, ao todo, 72 cursos com vagas para a seleção em segunda chamada, divididos pelos três dias conforme o centro de ensino. O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Educação (CE) e Centro de Artes e Letras (CAL) tiveram seus cursos com vagas abertas no primeiro dia. O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e Centro de Ciências da Saúde (CCS), no segundo. Nesta sexta-feira, a seleção é para os cursos do Colégio Politécnico, Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Rurais (CCR) e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

Pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Tybusch, durante chamada oral

Durante os três dias, os portões que dão acesso ao Centro de Convenções, local de realização do processo no campus sede, são abertos às 14h e fechados às 16h. Os alunos, portanto, têm esse período para entrar, fazer a habilitação para concorrer às vagas e se dirigir ao espaço onde ocorre a chamada. A chamada oral inicia a partir das 16h e segue até a hora em que todos os cursos forem chamados.

“Esperei por isso minha vida toda”, afirma aluno

Na chamada oral desse ano, diferentemente da chamada regular, os acompanhantes não puderam entrar junto com os alunos porque, segundo Jerônimo, houve um excesso de lotação na primeira chamada e não haveria espaço para todos no Centro de Convenções.

Do lado de fora, enquanto os filhos não retornavam com a notícia de sua seleção, os pais aguardavam ansiosos. “A gente sente aquele aperto no peito, né? Coisa de pai e mãe. Mas a expectativa é a melhor possível. Se passar, é só alegria”, afirmou Sidnei Jozender, 52 anos, pai de estudante que concorria a uma vaga em Terapia Ocupacional. 

Já do lado de dentro, cercados de muita expectativa, os candidatos esperavam a chamada do seu curso, enquanto quem já havia feito a matrícula planejava o futuro na UFSM. “Eu estou muito animada, porque são muitas oportunidades e é um campus incrível, muito bonito. Várias pessoas diferentes, de diferentes lugares. Estou com expectativas bem altas”, disse Mônica Pozzobon, 17 anos. Ela veio de Dom Pedrito e vai cursar Biologia.

Calouros são recepcionados por veteranos no Centro de Convenções

Passar no curso que deseja, para muitos, é um sonho, como o caso de Diuliane Nogueira, 19 anos, natural de Santa Maria. “Eu estou muito feliz, era meu sonho fazer Educação Física. Tem muita gente que passa para o curso que nem sempre quer. Mas eu tenho essa oportunidade de passar na chamada oral. É um sonho realizado”, disse. Além de poder cursar o que gosta, outros tantos também sonhavam em estudar na UFSM. “Esperei por isso minha vida toda. Eu nasci e cresci em Santa Maria. Acho que é o melhor lugar para estudar no momento”, Felipe Nunes, 18 anos, aprovado em Administração.

Há quem tenha ido buscar sua segunda formação, caso de André Vargas, 22 anos, natural de Itaqui. “Já estou em Santa Maria há quatro anos. Vim para fazer Educação Física bacharelado, agora estou fazendo a matrícula para licenciatura. A expectativa é agregar um pouco mais na minha área. Eu me formei semestre passado no bacharelado e acredito que a licenciatura vai me complementar”, afirmou.

Chamada oral nos campi a partir de terça (18)

A chamada oral na UFSM prossegue na terça-feira (18) pela manhã, no campus de Frederico Westphalen, com entrada dos candidatos das 8h30 às 9h30, e à tarde, no campus de Palmeira das Missões, com entrada dos candidatos das 14h30 às 15h30. No campus de Cachoeira do Sul, o processo será na quarta-feira (19), com entrada dos candidatos das 14h30 às 15h30.

Caso todas as vagas não sejam preenchidas, haverá uma segunda chamada oral da Lista de Espera. Os alunos interessados devem se manter atualizados para não perder a publicação do edital.

O edital da chamada oral, a lista de espera e o quadro de vagas podem ser conferidos no site ufsm.br/sisu.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Isadora Barduil, acadêmica de Relações Públicas, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias

Fonte: ufsm.br 


Publicações Recentes