Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

SiSU 2021/2º semestre abre inscrições de 03 a 06 de agosto

UFSM oferta 1.584 vagas em 40 cursos de graduação

O Ministério da Educação (MEC) já abriu o sistema para pesquisa de cursos, cotas e vagas referentes ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2021-2). O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições gratuitas no SiSU 2021-2 deverão ser realizadas de 03 a 06 de agosto de 2021, pelo site sisu.mec.gov.br.

Podem inscrever-se no SiSU 2021 candidatos(as) que realizaram o Enem referente a 2020. É necessário que o(a) candidato(a) não tenha zerado a prova de redação e que não tenha realizado a inscrição na condição de treineiro.

Ao acessar o site, os(as) candidatos(as) poderão pesquisar por curso ou instituição. Também é possível realizar a pesquisa dos cursos ofertados pela UFSM através do Termo de Adesão assinado pela instituição junto ao MEC.

Nesta edição do SiSU, a UFSM oferece 1.584 vagas em 40 cursos de graduação distribuídos no campus sede em Santa Maria e nos campi de Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Os(as) candidatos(as) poderão escolher até duas opções de curso, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Até o último dia das inscrições, eles(as) poderão monitorar no site as suas chances de classificação e alterar suas opções, valendo sempre a última configuração registrada no sistema.

A partir do segundo dia de inscrições, o SiSU divulgará diariamente as notas de corte de cada curso. A nota de corte serve apenas como referência para auxiliar os(as) candidato(as) em suas escolhas, podendo variar drasticamente até as 23h59min do dia 06 de agosto, data de fechamento do sistema para geração da lista de classificados(as) na Chamada Regular.

Cotas e Ampla Concorrência

A UFSM disponibiliza oito modalidades de cotas, destinadas a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública. Candidatos(as) que não se enquadram nas cotas, ou que não queiram participar do SiSU por meio delas, devem optar pela Ampla Concorrência (AC).

As cotas de escola pública entrecruzam uma série de fatores, podendo também ser destinadas a pessoas com deficiência, pretos(as), pardos(as) e/ou indígenas. Também podem levar em consideração o critério socioeconômico, por meio do cálculo da renda média mensal de cada membro do grupo familiar do(a) candidato(a).

Os(as) candidatos(as) podem utilizar o simulador de cotas disponível no site ufsm.br/sisu para melhor orientar sua escolha por cota.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recomenda, antes da realização da inscrição no SiSU e da opção por cota, que os(as) candidatos(as) analisem se possuem a comprovação para todas as condições declaradas, bem como toda a documentação solicitada.

Os documentos gerais (solicitados para todos os candidatos) e específicos (exigidos em cada modalidade de cota) podem ser consultados nas páginas 60 a 80 do Termo de Adesão.

A Prograd alerta que não há possibilidade de migração de cota ou retificação da inscrição após o fechamento do sistema. Da mesma forma, não há possibilidade de alteração da inscrição para aqueles(as) candidatos(as) que não conseguirem comprovar as condições declaradas, e que forem indeferidos(as) definitivamente após o prazo de recursos.

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e na página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

Datas Importantes:

Inscrição: de 03 a 06 de agosto de 2021 em sisu.mec.gov.br

Pesquisa de cursos, vagas e cotas da UFSM: em sisu.mec.gov.br e no Termo de Adesão

Documentação necessária para confirmação de vaga e matrícula dos(as) classificados na Chamada Regular: disponível no Termo de Adesão, páginas 60 a 80

Resultado da Chamada Regular: 10 de agosto, em sisu.mec.gov.br

Confirmação de Vaga (Matrícula) dos(as) classificados(as) na Chamada Regular: entre 11 e 16 de agosto, de acordo com orientações a serem publicadas. Consiste no envio da documentação digitalizada pelo(a) candidato(a) via Portal de Confirmação de Vaga, em cronograma a ser publicado junto ao Edital em ufsm.br/sisu

Webconferências obrigatórias para classificados(as) nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência: a partir de 11 de agosto, em cronograma a ser publicado junto ao Edital em ufsm.br/sisu

Inscrição na Lista de Espera (para quem não foi classificado em nenhuma das suas duas opções de curso): de 10 a 16 de agosto em sisu.mec.gov.br

Convocação para a Lista de Espera: após 18 de agosto, em Edital a ser publicado em ufsm.br/sisu

Início das aulas: 13 de outubro de 2021, em formato remoto (sem presencialidade), por meio do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

O REDE prevê aulas a distância síncronas (com a participação virtual de docentes e alunos no horário da disciplina) e assíncronas (via material didático disponibilizado). As aulas se dão por meio de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (como o Moodle, Zoom e Google Meet) e com o uso de outras tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação (como redes sociais, YouTube, e-mail, sites e aplicativos), de acordo com a metodologia de cada professor(a) ou disciplina.