Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferece 3.416 vagas em 89 cursos de graduação no SiSU 2022/1º Semestre

Termo de Adesão especifica quantidade de vagas e distribuição por cotas em cada curso



 


A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Santa Maria divulgou, nesta sexta-feira (03/12), o Termo de Adesão da UFSM ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o primeiro semestre letivo de 2022.

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFSM ofertará 3.416 vagas em 89 de cursos de graduação, distribuídas no campus sede (em Santa Maria) e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões:

  • Cachoeira do Sul: 190 vagas em 05 cursos;
  • Frederico Westphalen: 305 vagas em 06 cursos;
  • Palmeira das Missões: 301 vagas em 06 cursos;
  • Santa Maria: 2.620 vagas em 72 cursos.

O Termo de Adesão é o documento que especifica o quantitativo de vagas ofertado em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do SiSU. O Termo traz informações como turno do curso, número mínimo de semestres para conclusão (integralização) e modalidade de graduação do curso (bacharelado, licenciatura, área básica de ingresso ou curso superior de tecnologia).

O documento traz ainda, por curso, o peso e a nota mínima de cada prova do Enem estipulados para que o(a) candidato(a) possa concorrer à vaga na UFSM, bem como a média mínima no Enem solicitada pelo curso.

O Termo de Adesão também especifica (da página 109 à página 130) a documentação exigida para o momento de confirmação de vaga e matrícula, tanto para a Ampla Concorrência como para as Cotas. Modelos dos documentos estarão disponíveis no Edital da Chamada Regular do SiSU 2022/1º semestre, a ser publicado posteriormente no site ufsm.br/sisu. Entretanto, os(as) candidatos(as) podem acessar editais anteriores para uma ideia da documentação a ser apresentada.

A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os(as) candidatos(as) providenciem e separem com antecedência a documentação solicitada, a fim de evitarem a perda da vaga, em caso de classificação na Chamada Regular, na Primeira ou Segunda Chamadas da Lista de Espera, ou mesmo em eventuais Chamadas Complementares posteriores.

O(a) candidato(a) deve analisar se possui as condições declaradas e os documentos solicitados, antes de optar pela ampla concorrência ou por alguma cota socioeconômica, étnico-racial e/ou destinada a pessoas com deficiência. Em caso de indeferimento, no período de entrega de documentos para confirmação de vaga e matrícula, os(as) candidatos(as) classificados(as) terão breve prazo para apresentação de recurso. No caso de não conseguirem comprovar as condições declaradas, perderão a vaga.

As vagas que sobrarem para as Chamadas da Primeira e da Segunda Listas de Espera do SiSU (que são realizadas após a Chamada Regular), ou para o Edital de Vagas Complementares oriundas do SiSU, deverão ser pesquisadas futuramente junto ao respectivo Edital.

O Ministério da Educação (MEC) também divulgará em seu site, em sisu.mec.gov.br, o Termo de Adesão e as vagas disponibilizadas pela UFSM e pelas demais instituições participantes do SiSU 2022/1. O sistema deste site, quando estiver aberto para inscrições, avisará aos(às) candidatos(as) se estes(as) possuem condições de pontuação para concorrer às vagas de determinado curso. Até o fechamento das inscrições, o site vai gerar diariamente o ponto de corte de cada curso e cota, dando aos(às) candidatos(as) uma noção de suas chances de classificação para a Chamada Regular.

Em breve, a UFSM publicará, em ufsm.br/sisu, o Edital da Chamada Regular do SiSU 2022/1, bem como seu cronograma da seleção.

Outras informações podem ser obtidas através do email copa.sisu@ufsm.br, do Guia SiSU UFSM e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

 

Confira as principais datas do SiSU 2022/1º Semestre:

  • Previsão de divulgação da nota do ENEM: 11/02 em https://enem.inep.gov.br
  • Inscrição no SiSU 2022 1º semestre: de 15/02 a 18/02 em https://sisu.mec.gov.br
  • Publicação da lista de pessoas classificadas na Chamada Regular: 22/02 em https://sisu.mec.gov.br
  • Confirmação de vaga e matrícula da Chamada Regular: de 23/02 a 08/03, de acordo com o edital, instruções e cronograma a serem publicados no site de cada instituição participante do SiSU (ufsm.br/sisu)
  • Prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera, para candidatos(as) que não foram classificados(as) na Chamada Regular: de 22/02 a 08/03 em https://sisu.mec.gov.br
  • Convocação dos(as) candidatos(as) da Lista de Espera para a Primeira Chamada Oral On-line, de acordo com o edital, instruções e cronograma publicados no site de cada instituição participante: após 10/03 em ufsm.br/sisu

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-598

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes