Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Inscrições no SiSU UFSM 2022/1º Semestre devem ser realizadas até 18 de fevereiro

Edital 006/2022-Prograd traz orientações e modelos documentais aos(às) candidatos(as) do SiSU

A Universidade Federal de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (16), o Edital 006/2022-Prograd, referente à Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFSM) para o primeiro semestre letivo.

O Edital visa ao preenchimento de 3.416 vagas em 89 cursos de graduação presenciais da UFSM, distribuídos no campus sede (em Santa Maria) e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

As inscrições seguem abertas até o dia 18 de fevereiro, às 23 horas e 59 minutos, na página sisu.mec.gov.br. Pode concorrer quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2021, exceto as pessoas que zeraram a redação ou que se inscreveram na condição de “treineiro”.

De 15 a 18 de fevereiro, os(as) candidatos(as) poderão escolher até dois cursos, da mesma instituição ou de instituições diferentes, dentre aquelas participantes do SiSU. Diariamente, o sistema divulgará a nota de corte de cada curso e cota, dando ao(à) candidato(a) uma noção sobre suas chances de classificação.

Cotas e Ampla Concorrência

No momento da inscrição, o(a) candidato poderá optar pelo sistema de cotas (destinado a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas) ou optar pela ampla concorrência (caso não se enquadre nas cotas ou não queira concorrer por meio delas).

Cabe à pessoa inscrita providenciar previamente a documentação geral, que será exigida de todos(as) os(as) classificados(as), conforme cronograma do edital. As pessoas classificadas que concorrerem por cota também deverão providenciar a documentação específica, a fim de comprovar as condições relativas à sua cota.

Não há migração de cota do(a) candidato(a), caso ele(a) seja indeferido(a) no período de Confirmação de Vaga e Matrícula, o que pode ocasionar a perda definitiva da vaga. Por isso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recomenda atenção na escolha da cota e na separação de documentos, desde o momento da inscrição.

O Edital 006/2022-Prograd, que pode ser acessado em ufsm.br/sisu, traz todas as instruções e modelos documentais referentes à ampla concorrência, às cotas socioeconômicas, étnico-raciais e às cotas destinadas a pessoas com deficiência.

O Edital traz também, em seu apêndice, links úteis para auxiliar os(as) candidatos(as), como simulador de cotas, dúvidas frequentes e dificuldades mais comuns.

Confirmação de Vaga e Matrícula

A publicação da lista de pessoas classificadas na Chamada Regular está prevista para o dia 22 de fevereiro em sisu.mec.gov.br.

A confirmação de vaga deverá ser feita entre 23 de fevereiro e 08 de março, por meio do envio da documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, de acordo com orientações do Edital.

Em 09 de março, será publicado o cronograma de webconferências obrigatórias via Google Meet, a serem realizadas pelos(as) candidatos(as) classificados(as) nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14).

Após o envio dos documentos e realização de webconferência (se a cota exigir), as pessoas classificadas na Chamada Regular deverão aguardar e-mail da UFSM informando o deferimento (e o número de matrícula) ou informando o indeferimento (dando breve prazo para complementação de documentação ou informações).

Lista de Espera e Chamada Oral On-line

Candidatos(as) da Chamada Regular que não forem selecionados em sua primeira ou em sua segunda opção de curso deverão manifestar interesse em participar da Lista de Espera, caso queiram continuar concorrendo às vagas.

A inscrição deverá ser realizada de 22 de fevereiro a 08 de março no site sisu.mec.gov.br.

Posteriormente, a UFSM lançará, no site ufsm.br/sisu, o Edital da Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera, com o quadro de vagas, a lista de inscritos e as instruções para realização da Habilitação às vagas pelos(as) candidatos(as).

A Habilitação consiste no envio da documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM, dentro do prazo indicado no respectivo Edital.

De acordo com o número de vagas por curso e cota, em ordem decrescente de pontuação, os(as) candidatos(as) habilitados(as) que tiverem seu nome citado na sessão pública de leitura terão sua documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico. Estes(as) candidatos(as) deverão aguardar e-mail informando o deferimento (com número de matrícula) ou o indeferimento (dando breve prazo para complementação de informações ou documentos).

Outras informações a respeito do SiSU podem ser obtidas no Guia SiSU UFSM ou solicitadas ao email copa.sisu@ufsm.br e à página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.