Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Habilitação para a Segunda Chamada Oral da Lista de Espera do SiSU acontecerá de 06 a 11 de abril

Candidatos(as) que já se habilitaram na Primeira Chamada não necessitam realizar nova habilitação no Portal



 

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou, na segunda-feira (04), o Edital da Segunda Chamada Oral On-line da Lista de Espera do SiSU 2022/1º semestre. O edital traz as orientações para a realização da Habilitação, que consiste no envio da documentação, entre os dias 06 e 11 de abril, por meio do Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação da UFSM. Apenas candidatos(as) que realizarem a Habilitação concorrerão às vagas.

As pessoas que já fizeram sua habilitação na Primeira Chamada Oral, mas não foram citadas na sessão pública de leitura dos nomes classificados, no dia 24/3, estão automaticamente habilitadas para Segunda Chamada Oral do SiSU e não necessitam enviar novamente seus documentos.  

No dia 06 de abril, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgará a Lista de Espera e o Quadro de Vagas no site ufsm.br/sisu.

A Segunda Chamada se dá por classificação geral, em ordem decrescente de pontuação, sem divisão por cotas. Dessa forma, não será necessária a comprovação de cotas socioeconômicas, étnico-raciais ou de vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Os(as) candidatos(as) que ainda não tenham realizado a habilitação deverão acessar o Portal da UFSM de 06 a 11 de abril, apenas com o seu CPF e data de nascimento, selecionando o concurso “SiSU 2022” e anexando cópias em formato PDF de:  

1) Histórico escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente;
2) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, o qual pode estar junto ao Histórico Escolar;
3) Certidão de nascimento ou casamento;
4) Documento de Identidade Civil (RG);
5) CPF, caso não conste no RG;
6) Título Eleitoral, opcional para pessoas com idade entre 16 e 18 anos; obrigatório para pessoas com mais de 18 anos;
7) Documento militar, para candidatos do sexo masculino. Deve comprovar que o candidato está em dia com o serviço militar. É obrigatório a partir de 1º de janeiro do ano que completa 18 anos e até 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos;
8) Declaração de Equivalência/Convalidação de Estudos, conforme Resolução nº 155/80 do CEE (Conselho Estadual de Educação), apenas para pessoas que tenham concluído o Ensino Médio no exterior;
9) Atestado médico de aptidão ao esforço físico, apenas para pessoas inscritas na Lista de Espera SiSU para o Curso de Educação Física Licenciatura ou Bacharelado.

10) Candidatos(as) de escolas que, devido à pandemia de COVID-19, terão atraso na conclusão do ano letivo, devem anexar Atestado de Frequência emitido pela direção escolar, informando a data prevista para conclusão do ano letivo, bem como a Declaração de que está cursando o Ensino Médio. A matrícula de pessoas nessa situação ficará condicionada ao envio do Histórico Escolar e respectivo Certificado de Conclusão do Ensino Médio à Comissão de Ingresso Acadêmico pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br até o dia 29 de abril de 2022. 

Após anexar toda a documentação no Portal, o(a) candidato(a) deverá clicar em “salvar” para finalizar o envio. Ao realizar novo acesso, terá à disposição o comprovante da habilitação.

No dia 12 de abril, às 15 horas, acontecerá a Sessão Pública de leitura dos nomes das pessoas classificadas dentro do número de vagas anunciadas. A leitura será transmitida pelo site ufsm.br/youtubeprograd e a lista posteriormente será publicada em ufsm.br/sisu.

Os(as) candidatos(as) cujo nome for citado na Sessão Pública de leitura deverão monitorar diariamente seu email (inclusive caixa de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem da UFSM.

Em caso de deferimento, receberão o número de matrícula, instruções de biossegurança e de acesso ao Portal do Aluno, sendo que sua matrícula em disciplinas será feita automaticamente pela Coordenação/Secretaria do Curso.  

Em caso de email informando indeferimento, o(a) candidato(a) terá um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, para correção ou complementação das informações ou documentos.

Em breve, a UFSM deverá divulgar, em ufsm.br/sisu, o Edital de Vagas Complementares, abrindo inscrições também a candidatos(as) que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos cinco anos.

Outras informações e orientações podem ser obtidas com a Comissão de Ingresso Acadêmico, no email copa.sisu@ufsm.br, pelo telefone (55) 3220 8187 e pela página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

Acesse também o Manual de Sobrevivência para Estudantes da UFSM, a página da Calourada e a programação da Semana da Calourada nos campi e unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Maria.    

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-706

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes