Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscritos(as) na lista de espera do SiSU 2022/2 têm até 04/8 para fazer a habilitação no Portal UFSM

Somente quem realizar o envio digital da documentação no prazo concorrerá às vagas



ATENÇÃO:

Foi verificado que algumas pessoas classificadas na Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera NÃO tiveram seus nomes anunciados durante a Sessão Pública transmitida no dia 5/8.

Verifique o Listão atualizado, o informe e o cronograma retificado das Webconferências junto ao Edital em https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/sisu/editais/034-2022

 

 


 As pessoas que manifestaram interesse na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU UFSM 2022/2) têm até a próxima quinta-feira, 04 de agosto, para realizar a Habilitação às vagas.

A Universidade Federal de Santa Maria publicou, no site ufsm.br/sisu, o Edital 034/2022-Prograd, com as orientações e modelos documentais, bem como a lista de inscritos(as) e o Quadro de Vagas, organizado por curso e cota.

A Habilitação consiste no envio digital da documentação geral (referente a todas as Cotas e à Ampla Concorrência) e da específica (de acordo com cada opção por Cota), via Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação da UFSM.

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) orienta que todos(as) os(as) candidatos(as) que têm o nome na lista de espera realizem a Habilitação, mesmo que sua colocação na listagem esteja distante ou fora das vagas anunciadas para o curso. Somente quem fizer a Habilitação concorrerá às vagas.

Caso o(a) candidato(a) não realize a Habilitação para a Primeira Chamada Oral On-line da Lista de Espera do SiSU, poderá fazê-lo quando o Edital da Segunda Chamada for publicado em ufsm.br/sisu, caso sobrem vagas para o curso escolhido.

Já quem se habilitar para a Primeira Chamada Oral não precisará realizar nova habilitação, e seguirá concorrendo nas Chamadas da Lista de Espera do SiSU 2022/2 posteriores.


A Prograd disponibilizou, no site do SiSU/UFSM, um tira-dúvidas com as principais orientações sobre a Habilitação, bem como um passo a passo para acesso ao sistema:

1) Consulte junto ao Edital, em ufsm.br/sisu, o seu nome na Lista de Pessoas Inscritas que manifestaram interesse na Chamada Oral;

2) Leia atentamente o Edital, o Quadro de Vagas e faça uma lista da documentação necessária à sua cota;

3) Antes de acessar o sistema, imprima, preencha e salve em PDF toda a documentação geral e específica solicitada no Edital;

4) Até 04 de agosto, realize a Habilitação, enviando os documentos no Portal da UFSM;

5) Somente quem se habilitar vai concorrer às vagas da Primeira Chamada da Lista de Espera;

6) Faça a Habilitação mesmo que esteja em classificação distante ou fora das vagas anunciadas para o Curso ou Cota;

7) Fique atento ao cronograma das Webconferências se você estiver inscrito(a) pelas Cotas L2, L6, L9, L10, L13 ou L14. O cronograma será publicado no dia 05/8, após a Sessão Pública de leitura dos nomes classificados, e as Webconferências estão previstas para os dias 09 e 10/8.


A Prograd também selecionou no site do SiSU/UFSM os erros mais frequentes cometidos pelos(as) candidatos(as) no momento de anexar digitalmente os documentos:

1) No Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, NÃO é preciso inserir o Número de Inscrição;

2) Se o e-mail for digitado incorretamente no Portal, a UFSM não terá como entrar em contato com o(a) candidato(a), informando sobre o deferimento ou indeferimento da confirmação de vaga;

3) Evite anexar documentos diretamente de drives virtuais como Google Drive ou Dropbox – baixe antes os documentos para seu aparelho;

4) Cuidado com o tamanho de cada arquivo – no máximo 25 MB;

5) Se problemas persistirem, verifique sua conexão de internet e tente outro navegador ou outro dispositivo (celular, tablet, computador)

 

Sessão Pública de leitura dos nomes classificados

No dia 05/8, às 17 horas, a Prograd realizará Sessão Pública, na qual serão lidos os nomes das pessoas classificadas dentro das vagas anunciadas. Estes(as) candidatos(as) terão sua documentação analisada pela Comissão de Ingresso Acadêmico.

O evento será transmitido pelo canal da Pró-reitoria de Graduação no YouTube. Posteriormente, a lista em PDF será também publicada em ufsm.br/sisu.

Caso mais vagas tenham sido disponibilizadas após a publicação do Quadro (em caso de cancelamento de matrículas da Chamada Regular), elas serão anunciadas na própria Sessão Pública.

 

Webconferências

Também no dia 05/8, após a Sessão Pública de leitura, será divulgado junto ao Edital o Cronograma das Webconferências, obrigatórias para candidatos(as) inscritos(as) pelas Cotas L2, L6, L9, L10, L13 ou L14, referentes às cotas étnico-raciais (Pretos, Pardos e Indígenas – PPI) e para pessoas com deficiência (PCD).

As orientações e o link de acesso à plataforma Google Meet serão enviados ao email de cada candidato(a). As Webconferências estão previstas para os dias 09 e 10/8.

A Pró-reitoria de Graduação aconselha a testagem prévia do equipamento a ser utilizado (computador, celular, câmera, fones, microfone), assim como recomenda a escolha de ambiente silencioso e com boa iluminação para realização da webconferência.


Deferimento e Indeferimento

Após 05/8, a Comissão de Ingresso Acadêmico iniciará a análise dos documentos dos(as) candidatos(as) que tiveram seu nome citado na Sessão Pública. A partir daí, a Prograd recomenda o monitoramento diário do email (inclusive caixa de SPAM e lixo eletrônico), uma vez que não há prazo fixo definido para envio da mensagem.

Em caso de deferimento, o(a) candidato(a) receberá o número de matrícula, as orientações para primeiro acesso ao Portal do Aluno e a informação de que a matrícula nas disciplinas do semestre será realizada automaticamente para os(as) calouros(as). As aulas têm previsão de início em 12/9, segundo o Calendário Acadêmico.

Em caso de indeferimento, o email informará as razões (documentos e informações faltantes ou incorretas), dando um breve prazo ao(à) candidato(a) para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, para complementação ou correção de informações. Após análise deste recurso administrativo, caso o indeferimento seja mantido pela Comissão, o(a) candidato(a) perderá a vaga, a qual será destinada à Segunda Chamada Oral On-line da Lista de Espera.


Fique atento ao Cronograma da Primeira Chamada Oral da Lista de Espera!

Até o dia 04/8 – Habilitação à Chamada Oral, pelo Portal de Confirmação e Habilitação às Vagas da UFSM;

05/8, às 17 horas – Sessão Pública de leitura da lista de pessoas classificadas na Chamada Oral, no site ufsm.br/youtubeprograd; após, publicação da lista em ufsm.br/sisu;

05/8 – Publicação, junto ao Edital, do cronograma das Webconferências obrigatórias para inscritos(as) nas cotas L2, L6, L9, L10, L13 ou L14;

09 e 10/8 – Datas previstas para as Webconferências, por meio da plataforma Google Meet. O link de acesso será enviado ao email de cada candidato(a).

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook. Cabe às pessoas interessadas o acompanhamento periódico de adendos, retificações, convocações e outras publicações referentes ao Edital, no site ufsm.br/sisu.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-758

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes