Ir para o conteúdo UFSM em rede Ir para o menu UFSM em rede Ir para a busca no site UFSM em rede Ir para o rodapé UFSM em rede
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ferramentas de gamificação

Introdução

A gamificação é uma prática que vem crescendo nos últimos anos, quer no campo do marketing, da gestão, como no meio educacional. Ela consiste em utilizar elementos de jogos em atividades de não jogo, promovendo o engajamento dos envolvidos, além de tornar o processo mais divertido.

Ferramentas

O Kahoot é uma plataforma digital apoiada nos conceitos da gamificação, O app apresenta um formato parecido com jogos do tipo perguntas e reposta, em que as questões corretas valem pontos. É possível responder testes de conhecimentos gerais criados pela comunidade ou produzir perguntas específicos sobre um assunto para compartilhar com os estudantes..

logo-with-duo

O Duolingo é uma plataforma de aprendizagem de línguas. Nele você perde corações se responder errado, avança ao completar unidades, e marca seu progresso a cada conquista.. As lições do Duolingo se adaptam ao seu jeito de estudar e os feedbacks são imediatos.

O  QRCode pode ser uma alternativa viável para instigar os alunos a investigação. Esses códigos podem ser facilmente lidos nos dispositivos móveis, A QRCode Generator, premite que você crie seus pr´óprios códigos de forma gratuita. (desvantagem é que o código criado tem um prazo de validade, para que o mesmo não expire exige pagamento).

Paula Carolei, professora de Design Educacional da UNIFESP fala que “A gamificação deve ter desafios que promovam a observação, elaboração de hipóteses a percepção de padrões e singularidade, organização de informações e tomada de decisão, como um jogo de detetive, em que se vai coletando pistas e criando modelos de explicação e testando esses modelos”

Ao participar de uma ação gamificada que faz uso do QR Codes (Código QR), os estudantes têm a oportunidade de decifrar pistas e missões contidas nesses códigos. Esse caminho pode ser usado em qualquer componente curricular e conteúdo..

Fonte: Nova Escola

Minecraft Education é um game de mundo aberto que estimula a criatividade e a colaboração na solução de problemas em um ambiente imersivo.

O Minecraft na versão educativa possui um pequeno tutorial das funcionalidades, comandos e receitas do game de forma simples e divertida antes de eles surgirem no mapa. 

Para os docentes que gostariam de começar a usar a versão do game para incrementar suas aulas mas não sabem como, existe um grande suporte online com ideias de currículos que podem ser aplicados de acordo com cada faixa etária e que auxiliará nos primeiros passos deste mundo. 

O Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis. Serve para de administração de testes rápidos, que permite o professor conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula.

Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas por meio de cards que são scaneados via celular do professor, e todos ficam sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho.

Isso faz com que os alunos interajam com os colegas e com o professor, argumentando suas respostas.

Gratuito e em inglês

Disponível em: https://get.plickers.com