Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Estudantes da UFSM-FW membros da ESF-FW realizam ação ambiental em praça de Frederico Westphalen

Caroline Siqueira | Revisão de João Ricardo Gazzaneo

No final de março, a organização sem fins lucrativos Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Frederico Westphalen (ESF-FW) finalizou o projeto “A Praça é Nossa!”, na praça da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), famoso ponto de encontro jovem na cidade frederiquense. Idealizada com a intenção de promover a conscientização ambiental da população, a ação teve início em novembro de 2020.

A praça vinha recebendo muitas críticas da comunidade porque, durante os finais de semana, jovens se reuniam no local e deixavam seus resíduos no chão, sujando a praça. Os Engenheiros Sem Fronteiras, formados por estudantes da UFSM-FW e de outras Instituições de Ensino de Frederico, perceberam essa problemática e tiveram a ideia da ação “A Praça É Nossa!”.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW e diretora financeira da ESF-FW, Caroline Weschenfelder, disse que a ideia inicial era fazer algo mais radical: “A gente queria conversar de jovem para jovem e explicar a importância de pelo menos colocarmos o lixo no lixo”, explicou Weschenfelder. Devido a pandemia, eles descartaram essa proposta e decidiram partir para a prática.

Os membros da ESF-FW confeccionaram em torno de 10 coletoras feitas de pneus e bituqueiras de cano PVC. Eles pintaram as duas produções de verde, escreveram nelas a sigla dos Engenheiros sem Fronteiras de Frederico Westphalen e as distribuíram por toda a praça, em especial na região das arquibancadas, área que mais concentra os jovens. Para as coletoras e as bituqueiras desempenharem seu papel, só é necessário a colocação de sacos plásticos dentro delas. Esta confecção ocorreu no Parque de Exposições de Frederico Westphalen, um espaço amplo e arejado, onde os participantes, em número menor, conseguiram manter as restrições sanitárias que a pandemia do covid-19 impôs.

A iniciativa contou com a colaboração de diversas instituições e projetos. A prefeitura de Frederico Westphalen, a UFSM, A EcoLógica Jr. e a AGR Jr. (empresas juniores da UFSM-FW), o Rotaract Club de Frederico Westphalen e outros estabelecimentos comerciais apoiaram a ação voluntária. Com uma divulgação de grande alcance, o projeto “A Praça é Nossa!”  realizou sorteios de produtos dos patrocinadores em uma live no Youtube realizada em novembro de 2020.

Questionada sobre a sensação de participar ativamente do projeto, Caroline Weschenfelder diz que, apesar de parecer clichê, o sentimento que lhe sobressai é a gratidão. “Sou grata por estar retribuindo um pouquinho do que a gente aprende na Universidade para a comunidade de Frederico, porque, querendo ou não, é onde a gente passa a maior parte do tempo durante os anos letivos”, explica a jovem.

A estudante diz ainda que os resultados desse projeto só serão palpáveis quando não houver mais pandemia e os jovens puderem voltar a se reunir na praça, mas ela já fica feliz desde então por saber que existem pessoas e instituições que reconhecem esse trabalho e que principalmente oferecem apoio, o que é fundamental.