Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA

Saiba como funciona a questão da alimentação na Universidade Federal de Santa Maria

Caroline Siqueira | Bolsista de Jornalismo

Uma dieta balanceada e repleta de nutrientes é essencial para o bom aprendizado dos alunos. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entende isso e oferece nos cardápios de seus Restaurantes Universitários (RUs) de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen opções  saudáveis e idealizadas por profissionais nutricionistas de acordo com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs).

Criados como parte fundamental da política de Assistência Estudantil da UFSM, os RUs-UFSM visam garantir aos usuários uma alimentação balanceada e ainda contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 1 (Erradicação da pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável)  e 10 (Redução das Desigualdades).

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, os Restaurantes Universitários estão com todas as suas atividades suspensas e com quantidade de usuários restrita por prazo indeterminado. Mas quando em atividade, para usufruir dos serviços do Restaurante Universitário é necessário ter em mãos a carteira RU (de uso pessoal e intransferível), que serve para a compra de créditos e acesso aos RU’s.

O consumo consciente também é uma prática pregada pelos profissionais do Restaurante Universitário. O agendamento das refeições é uma forma de organização que prevê o número de alunos que irão se alimentar durante o dia e auxilia o cálculo da quantidade de alimento a ser preparado, a fim de evitar o desperdício dos alimentos.

O projeto Resto Zero é uma campanha do RU desde 1999 que visa a conscientização dos usuários do Restaurante Universitário acerca do desperdício de alimentos servidos. No RU do campus Palmeira das Missões, a acadêmica do curso de Nutrição Tainara Naszeniak, sob orientação da Profa. Maritiele Nassinger e da nutricionista Julia Moura, realizou um levantamento de dados acerca do desperdício dos pratos dos usuários. Após esse diagnóstico, foram elaboradas cartilhas informativas e uma campanha de conscientização sobre a alimentação com todos os usuários do RU.

Destaca-se que o Projeto Resto Zero é uma campanha permanente e terá continuidade quando os RU’s retornarem às suas atividades na UFSM.

Para além dos restaurantes universitários

A Universidade Federal de Santa Maria possui projetos de extensão que prestam suporte aos pequenos produtores rurais e às comunidades das regiões dos campi universitários. O projeto de Economia Solidária, promovido pelo Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e que possui parceria com Projeto Esperança/Cooesperança, é um exemplo dessas ações.

Nele, acadêmicos e professores se reúnem no Centro de Referência de Economia Solidária, em Santa Maria, para pensarem em ações que fomentem e auxiliem o comércio dos produtores locais. Há também o apoio à horta comunitária Neide Vaz, onde são cultivados alimentos para dezenas de famílias. A área da horta antes era um depósito de lixo, mas foi transformada em um local que traz maiores benefícios à população. Além do alimento, a horta disponibiliza composteiras e cisternas para a captação de água da chuva, tudo pensado de forma sustentável.

A iniciativa do Colégio Politécnico da UFSM e da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro), com o projeto de extensão “Ovos Coloniais da Região Central – Galinhas Livres de Gaiolas” é outra forma de levar uma alimentação mais saudável e sustentável à sociedade e movimentar a economia local. A ação já é consolidada na PoliFeira do Agricultor da UFSM e já possui representação em alguns mercados da região. Os ovos coloniais auxiliam a boa saúde, já que ovos de galinhas livres apresentam maior concentração de vitamina E e Ômega 3, e também prevê um consumo consciente e com menos crueldade animal, pois as aves são criadas em ambientes naturais onde podem expressar livremente suas características.

A instituição também colabora com a formação de diversos profissionais altamente qualificados nas áreas do âmbito alimentar. Anualmente, centenas de acadêmicos, de áreas como agronomia e nutrição, se graduam e formam um corpo de formandos que atuarão de forma excepcional no mercado alimentício, promovendo alimentos, e consequentemente, saúde de qualidade à população brasileira.

Outras ações

Projeto da UFSM lança aplicativos para auxiliar agricultores familiares

Alimentação saudável e preservação do meio ambiente em debate na UFSM FW

Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável (E-book)