Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lago no campus sede da UFSM recebe revitalização



Foto: Elzon Cássio Rippel.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) realizou uma limpeza em outubro de 2021 no lago próximo ao prédio da Reitoria. O local estava tomado por macrófitas, espécie de planta aquática que se reproduz rapidamente, e de resíduos sólidos que foram descartados indevidamente. 

Foto: Elzon Cássio Rippel.

A retirada das macrófitas (plantas aquáticas conhecidas popularmente como marrequinhas) se deu pois o alto nível desses organismos causou a eutrofização do lago. A eutrofização ocorre quando se forma uma camada de algas na superfície de um corpo d’água, impedindo que a luz entre nas profundidades dele, dificultando a fotossíntese das plantas do fundo e a consequente oxigenação da água.

Essa limpeza faz parte de uma série de ações que a UFSM está tomando para cuidar dos recursos aquáticos do campus sede. A Proinfra deve tomar medidas mitigatórias, como a delimitação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), regularização dos poços d’água e limpeza e manutenção dos sistemas de tratamento de esgoto do campus (fossas sépticas e filtros de esgoto). Mudas de árvores nativas também estão sendo plantadas no espaço

Antes, estes cuidados eram realizados anualmente, sob demanda e de forma emergencial. Agora, a empresa Desinservice de Santa Maria está prestando estes serviços através de uma licitação.

O Engenheiro Civil e coordenador de manutenção da Proinfra Rodrigo dos Santos conta que se sente muito bem em auxiliar na melhora do campus onde se formou. Mas salienta que não faz nada sozinho: “Temos uma equipe muito boa dentro da Proinfra e da Manutenção prestando suporte, inclusive à professora do Laboratório de Piscicultura/Departamento de Zootecnia Leila Picolli da Silva.

Agora com o lago limpo, é possível que os técnicos, docentes e discentes possam realizar atividades voltadas à pesquisa dentro dele.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-982

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes