Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fala aí, PET! | PET Engenharia Florestal Frederico Westphalen



Petianos no Conecta Florestal em parceria com o supermercado Bertoletti. Ação foi realizada no Dia das Crianças, onde mudas foram distribuídas e as crianças concorriam à uma bicicleta. Foto: Facebook PET Engenharia Florestal – UFSM FW. Outubro de 2021

Dando sequência à série “Fala aí, PET!”, a aluna Janaíne Jachi do curso de Engenharia Florestal, integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Florestal da UFSM campus Frederico Westphalen, conta mais sobre o programa do qual faz parte. Atualmente formado por 12 bolsistas, incluindo uma bolsista de Relações Públicas que auxilia na comunicação do grupo, três voluntários e um professor tutor, o grupo tem desempenhado importantes atividades no meio acadêmico e socioambiental.

Desenvolvendo atividades desde janeiro de 2013, o PET Florestal FW coleciona uma série de ações com impactos positivos na comunidade. Hoje, a iniciativa conta com nove grandes projetos, divididos em ensino, pesquisa e extensão, mas que se desdobram em projetos menores. Dentro da área da pesquisa, o grupo realiza uma série de trabalhos. Na 36º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM de 2021, o grupo teve seis trabalhos aprovados.

Parceria com Suco Prats com sementes peletizadas. Facebook, setembro de 2021.

Eles desenvolvem também o podcast “Horizontes Florestais”, que traz professores convidados para discutirem assuntos relevantes para a área florestal, como Economia Florestal e Inovações na área da tecnologia da madeira. Nessa perspectiva de promoção dos conhecimentos do curso para os estudantes de diferentes semestres, o PET possui uma agenda de publicações ativa em suas redes sociais (Instagram: @petflorestalufsm), onde eles postam conteúdos relevantes para os estudantes de Engenharia Florestal.

Jachi diz que, apesar de todas as atividades apresentarem grande relevância para os membros e pessoas impactadas, a ação desenvolvida  pelo PET que ganha maior relevância entre os estudantes é o Conecta Florestal, que não só atende os alunos do curso de Engenharia Florestal, mas leva conhecimentos interdisciplinares para todos os estudantes interessados, como informações sobre intercâmbios e dicas sobre o mercado de trabalho. 

Petianos fazendo inventário de Huvenia Dulcis (uva do Japão), espécie invasora, em Área de Preservação Permanente. Lageado Pardo. Facebook, agosto de 2021.

Na sustentabilidade, o próprio curso de origem do PET já desempenha ações em prol do meio ambiente. Dentro do grupo, isso não seria diferente. O PET atua com a produção de mudas, levantamento de espécies florestais em Frederico Westphalen e também com a educação ambiental. Os membros também se mobilizam durante o mês de setembro em prol da campanha Setembro Amarelo, que visa à prevenção ao suícidio. 

Jachi diz que o momento mais marcante do PET para ela foi a pandemia. “O PET conseguiu transformar a pandemia em uma força, o grupo ficou mais unido, houve atividades de imersão, e, por mais ruim que foi e ainda é esse período, ele auxiliou o fortalecimento das nossas relações interpessoais”, diz a jovem. 

Mesmo com o distanciamento social, o grupo permaneceu unido de forma remota, realizando encontros, capacitações e workshops, mantendo a rotina de projetos ativa mesmo diante de uma crise sanitária jamais vivenciada por eles. 

A estudante ainda ressalta que a rotatividade dos membros auxilia na melhoria dos processos dentro do programa. “Quando entram novos alunos, entram novas pessoas com pensamentos diferentes”, diz  ela. 

Por fim, Jachi diz que fazer parte do PET Engenharia Florestal é uma experiência enriquecedora, tanto na parte acadêmica e profissional, quanto pessoalmente. “Como trabalhamos em grupo, acabamos desenvolvendo nossa comunicação, empatia […] Aprendemos a escutar a ideia do outro e, além disso, conhecemos várias pessoas de outros PET’s e de outras Universidades, o que gera um Network bem legal”, finaliza a petiana. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-1024

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes