Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fala aí, PET! | PET Comunicação Social



Grupo PET durante palestra

No nono episódio da série “Fala aí, PET!”, o grupo Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da UFSM (PETCom) é destaque. Integrado atualmente por 14 alunos dos cursos de graduação de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, o PETCom trabalha com a tríade de indissociabilidade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Com orientação da docente tutora Jaqueline Quincozes Kegler, o grupo oferece aos estudantes da graduação e à comunidade externa a oportunidade de realizar atividades complementares ao currículo, transformando ideias e conhecimentos através da pesquisa, do ensino e da extensão. 

Dentro do PET, há grupos que realizam atividades voltadas para cada eixo universitário. O Educonexão é um dos projetos de extensão desenvolvidos pelo PET da Comunicação Social. Por meio de parcerias com escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS, são realizadas oficinas e rodas de conversa com os estudantes de Ensino Médio ministradas por integrantes do PETCom, com temáticas anteriormente decididas junto à escola e que busquem construir um saber interdisciplinar e transformador, agregando conhecimento tanto para os petianos e petianas quanto para os estudantes, compreendendo o papel social da mídia e da comunicação, estimulando suas capacidades críticas e de criação de conteúdo, também incentivando o interesse sobre o ingresso em uma universidade pública. 

Grupo PETCom na Mateada #SouUFSM em 2019

Ainda na extensão, existe o Ecolândia, que há mais de treze anos promove cidadania e qualidade de vida para a população. Por meio de um programa semanal veiculado na Rádio Caraí 106.3 FM, o projeto busca produzir informações de cunho socioambiental que atendam às demandas da zona sul/oeste de Santa Maria/RS, gerando a aproximação entre os acadêmicos envolvidos no projeto e os moradores da região. 

Convidando especialistas para conversarem com os ouvintes, o projeto Ecolândia contribui com a educação ambiental dos moradores de Santa Maria e região. Nele, já foram debatidos diversos assuntos relacionados à sustentabilidade, como coleta seletiva e reciclagem, além de estímulo a ações solidárias, como a doação de sangue.

Na pesquisa, o grupo realiza tanto trabalhos coletivos quanto individuais. A pesquisa coletiva é resultado do desejo de melhoria do grupo, em relação às atuações exercidas pelo coletivo, como as atividades de ensino, eventos e projetos de extensão. Atualmente, o PETCom desenvolve pesquisas sobre acessibilidade,  tornando as atividades de ensino e extensão espaços mais acessíveis. Já no campo individual,  o PET – Comunicação Social planeja, com orientação da tutora em todos os estágios, as pesquisas individuais. 

“Acreditamos que para os membros seja de muita satisfação fazer parte do PETCOM por estarmos sempre inovando e buscando conhecimento dentro de tudo o que nos propomos a fazer”, afirmam os membros. “O PETCOM trabalha com a acessibilidade, diversidade e de forma horizontal, o que agrega muito dentro da vida de cada um dos membros, tanto pessoal quanto acadêmica. Por outro lado, também estudamos e aprendemos muito atrás das pesquisas e leituras que realizamos, o que podemos dizer é que o PETCOM tem uma ótima influência para preparar os petianos para o mercado de trabalho”, finalizam os petianos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-1028

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes