Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comitê Ambiental da CEU II realiza terceira edição do Escambo Solidário




Na tarde do dia  19 de março (sábado), o Comitê Ambiental da Casa do Estudante (CEU) II da UFSM realizou a terceira edição do Escambo Solidário. Idealizado e desenvolvido pela organização juntamente com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFSM, o Escambo visa sensibilizar os moradores da CEU II e comunidade acadêmica quanto à necessidade da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Nessa edição, ele foi realizado no Hall da União Universitária  (Restaurante Universitário 1) do campus sede.

A ação se resume em trocas de embalagens descartáveis por Ecopilas (moeda do projeto). Quem realizasse essas trocas e angariasse a quantidade necessária de Ecopilas, poderia trocar as moedas por plantas de diversos tipos, catalogadas anteriormente pela CEU. As embalagens foram entregues previamente e também no dia do evento, contabilizando até então, cerca de 700 unidades recebidas e “pagas” com Ecopilas. 

A iniciativa casou com a distribuição de marmitex que está sendo feita pelo RU desde fevereiro, dando uma destinação melhor para as embalagens distribuídas. A cada embalagem de marmitex devidamente higienizada, foram entregues 2 Ecopilas. Muitos moradores escolheram aguardar a próxima edição do Escambo para acumularem mais embalagens e conseguirem trocar por mais Ecopilas. 

A 4ª edição do Escambo Solidário ainda não possui uma data definida, mas há previsão que ela ocorra no início de junho. Este intervalo permite aos moradores acumularem Ecopilas para trocar pelas plantas.

O Comitê Ambiental da CEU segue recebendo e trocando as embalagens todos os sábados pela manhã, das 8h30min às 11h, no viveiro localizado em frente ao bloco 23. Além de marmitex, há a oferta de Ecopilas para embalagens de amaciante e, em breve, óleo de cozinha. Todos os materiais adquiridos são reutilizados nos projetos desenvolvidos pelo Comitê. As embalagens marmitex, por exemplo, são utilizadas como camada de drenagem na montagem dos vasos e arranjos de plantas. Para mais informações, acesse as páginas do Comitê Ambiental nas redes sociais. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-1046

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes