Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva Solidária consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis gerados na UFSM, através de associações de selecionadores de resíduos, habilitadas conforme o Decreto 5940/2006 e escolhidas pela Instituição através da publicação de edital. Esse sistema foi implementado em junho de 2016, através de um acordo firmado entre a Universidade e três associações: ASMAR, Noêmia Lazzarini e ARSELE. 

A UFSM além de disponibilizar veículos as associações que não possuem caminhão para realizarem a coleta, também concede, no Restaurante Universitário ao valor de visitante,  o almoço ao selecionadores . Ao término da coleta, os resíduos são entregues na Associação que faz a triagem para a comercialização. 

Atualmente, cerca de 40 famílias se beneficiam dos resíduos da UFSM. Os ganhos financeiros são divididos entre os associados. A UFSM não fatura dinheiro com a coleta.

Nosso objetivo é realizar mais do que uma ação ambiental, mas sim demostrar a responsabilidade socioambiental da UFSM com sua comunidade.

Lixeira VS. Contêiners

Já sabemos a importância do descarte correto de nossos resíduos. Procuramos as coletoras de resíduos aptas a receberem o material que queremos descartar e assim o fazemos. Mas na Universidade encontramos, além das lixeiras, contêineres e aí surge a dúvida: Será que eu posso descartar meu resíduo aqui também? A resposta é simples: Não! Mas entenda o porquê abaixo.

As lixeiras servem para receber os diferentes resíduos gerados na UFSM. Cada uma delas possui uma função diferente e captam determinado tipo de material. A seguir estão as diferentes classificações que elas podem ter dentro dos campi universitários:

No campus sede, ficam localizados do lado externo e abrigam os sacos de resíduos até que um caminhão próprio da UFSM os encaminhem às associações de selecionadores de resíduos cadastradas por meio do projeto “Coleta Seletiva Solidária UFSM”: Noêmia Lazzarini,  Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar) e Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança (Arsele).

Então, o correto é descartar os seus resíduos nas lixeiras. Os contêineres são apenas para armazenagem dos sacos e não são aptos para receberem os resíduos diretamente. Ao descartar incorretamente seus resíduos nos contêineres, além de sujá-los, isso pode atrair pequenos animais (como baratas e ratos) ao local.

Veja mais em
Notícias
Coleta Seletiva Solidária
A má destinação de resíduos urbanos que são produzidos diariamente é um dos maiores problemas ambientais enfrentados na atualidade. De acordo com o portal do Governo Federal, metade dos resíduos sólidos produzidos no Brasil não tem tratamento correto e vai…
12/12/2016