Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva Solidária consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis gerados na UFSM, através de associações de selecionadores de resíduos, habilitadas conforme o Decreto 5940/2006 e escolhidas pela Instituição através da publicação de edital. Esse sistema foi implementado em junho de 2016, através de um acordo firmado entre a Universidade e três associações: ASMAR, Noêmia Lazzarini e ARSELE. 

A UFSM além de disponibilizar veículos as associações que não possuem caminhão para realizarem a coleta, também concede, no Restaurante Universitário ao valor de visitante,  o almoço ao selecionadores . Ao término da coleta, os resíduos são entregues na Associação que faz a triagem para a comercialização. 

Atualmente, cerca de 40 famílias se beneficiam dos resíduos da UFSM. Os ganhos financeiros são divididos entre os associados. A UFSM não fatura dinheiro com a coleta.

Nosso objetivo é realizar mais do que uma ação ambiental, mas sim demostrar a responsabilidade socioambiental da UFSM com sua comunidade.

Notícias

Coleta Seletiva Solidária
A má destinação de resíduos urbanos que são produzidos diariamente é um dos maiores problemas ambientais enfrentados na atualidade. De acordo com o portal do Governo Federal, metade dos resíduos sólidos produzidos no Brasil não tem tratamento correto e vai…
12/12/2016