Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Eficiência Energética

A Universidade Federal de Santa Maria, em parceria com a RGE Sul, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Energia) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), busca a otimização do uso de energia no campus.

A partir do projeto, em novembro de 2018, foi inaugurada no campus sede a Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica.  A Usina tem potência de 100 kW e deve gerar uma economia de cerca de R$ 140 mil por ano para a Universidade. Além desta ação, o projeto de Eficiência Energética também viabilizou a substituição, por lâmpadas de LED, de 1,3 mil lâmpadas fluorescentes em salas de aula e espaços internos e 56 lâmpadas de vapor de sódio da Avenida Roraima. Também a iluminação do estacionamento do Centro de Tecnologia passou a contar com 14 lâmpadas de LED. No total, a CPFL Energia e a RGE Sul investiram R$ 3,9 milhões de reais em projetos de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Em maio de 2019, foi inaugurado o Sistema de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica, resultado de três anos de pesquisas conduzidas junto ao Centro de Tecnologia da UFSM, com o financiamento da CPFL Energia. O Sistema abrange 60 medidores de energia individualizados, instalados nas diferentes unidades acadêmicas do campus sede da UFSM. Permitindo o acesso remoto, inclusive via smartphone, o sistema possibilita o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica nos principais prédios do campus, colaborando para uma gestão eficiente na redução dos gastos com energia elétrica.