Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Performance Vegetal participa de reportagem sobre uso de fertilizantes na viticultura



No dia quatro (4) de maio, a Performance Vegetal, empresa incubada na Agittec, ganhou espaço em uma reportagem realizada pelo Jornal do Almoço de Caxias do Sul e Campo e Lavoura. A notícia se tratava de formas para reduzir o uso de fertilizantes e conseguir manter a produtividade na safra da uva.

 

Durante a reportagem, Betânia explica que a análise foliar mostra exatamente quais os nutrientes estão presentes nas folhas das plantas. A plataforma da Empresa Performance Vegetal utiliza CND e inteligência artificial para interpretar os resultados de análise foliar e correlacionar com a produção de cada cultivar em cada região.   O resultado é preciso sendo possível informar ao produtor se é necessário ou não a utilização de adubo. Isso porque o excesso de adubo pode ser tão prejudicial quanto a falta dele, causando impactos na produtividade e também na qualidade dos alimentos. Segundo Betânia, a plataforma de diagnóstico nutricional funciona através de uma metodologia CND (sigla em inglês para Diagnose da Composição Nutricional), que simula a absorção de nutrientes aliado à inteligência artificial. Desse modo, a tecnologia é capaz de integrar dados de nutrientes presentes na planta, clima, tipo de solo e cultivar para gerar a recomendação mais adequada visando melhorar produção e diminuir custos com adubação.

 

A Performance Vegetal é uma empresa que foi fundada em 2019 com um forte desejo de mudar a maneira como é realizada o diagnóstico nutricional das culturas e ajudar a produzir mais alimentos de qualidade sem desperdício de adubo e com menor risco de impacto ambiental. O objetivo da empresa é encontrar parceiros que compartilhem os mesmos valores e respeito pelos produtores e pela natureza.

 

“Nós focamos sempre em trazer o produtor um impacto positivo na produção e qualidade […] temos visto também redução de custos e aumento na qualidade do produto final. Nesse caso da uva, o vinho”, relata Betânia. A CEO da Performance Vegetal ainda ressalta a importância da queda do impacto ambiental pela redução do uso de adubos. Em sua fala, Betânia nos conta como é importante para uma startup receber a visibilidade ao participar de uma reportagem como essa: “é extremamente importante, por sermos uma startup com uma tecnologia inovadora, onde a maioria do público não conhece. […] Mostramos nossa tecnologia de uma forma não comercial, mas sim como algo que está fazendo a diferença. Isso nos traz confiabilidade, autoridade e divulgação do nosso produto”.

 

Para ver a matéria completa na qual a Performance Digital participou, é só acessar o link https://globoplay.globo.com/v/10544520/

 

Escrito e revisado por Luka de Andrade Santos – Bolsista de Comunicação da Agittec

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4248

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes