
A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia é responsável por gerenciar as duas incubadoras tecnológicas da Universidade Federal de Santa Maria: Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e Pulsar.
As incubadoras tecnológicas tem como objetivo preparar, fortalecer e dar suporte para startups nascidas na UFSM, transformando-as em empreendimentos de sucesso e fortalecer a cultura empreendedora na comunidade acadêmica.
ITSM: Idealizada pela Professora Nilza Zampieri, foi criada em 1999. Juntamente com a Incubadora de Caxias do Sul, foi uma das primeiras iniciativas do gênero no Rio Grande do Sul. Em 2018, foi incorporada à estrutura da Agittec, como parte da integração de esforços para o fortalecimento da cultura empreendedora na região central do Estado.
Pulsar: Criada em 2015, apoia empreendimentos de base tecnológica e empresas juniores, vinculadas a à pesquisa, ao desenvolvimento e inovação, buscando a difusão do conhecimento, de novas tecnologias e de práticas inovadoras. Em 2020, conquistou a certificação Cerne 1, relacionado diretamente ao desenvolvimento dos empreendimentos incubados, demonstrando capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos.
Esta certificação atesta que a incubadora segue os padrões exigidos pela associação, que vão ao encontro das melhores práticas nacionais e internacionais.

PRÉ-INCUBAÇÃO
1 – Inscrição no processo de seleção: o candidato deverá entrar na plataforma Sympla verificar o edital vigente para o processo de seleção a Pré-Incubação, preencher o formulário de inscrição disponível na plataforma e, após, efetuar o pagamento da taxa.
1.1 – Análise das Inscrições: cada inscrição submetida deverá armazenar no Google Drive, um vídeo contendo a proposta submetida, de no máximo três minutos. Este link deverá ser informado na ficha de inscrição e disponibilizado o acesso a equipe de gestão das Incubadoras. Inscrições que não efetuarem a taxa de pagamento e não disponibilizarem o acesso ao vídeo de apresentação das propostas, serão desconsideradas.
2– Análise das propostas: os candidatos com inscrições homologadas, serão convocados (de forma presencial ou a distância) e deverão apresentar as propostas submetidas, a uma banca examinadora que avaliará os projetos segundo os critérios do edital vigente. Cada proposta terá como limite de defesa do projeto dez minutos.
3– Divulgação dos Resultados: será publicado no site da AGITTEC, página empreendedorismo, item editais de Pré-Incubação, uma lista com os nomes dos candidatos aptos a participarem do programa.
4– Convocação dos Candidatos: os proponentes das propostas aprovadas receberão por e-mail a agenda e a descrição das atividades a serem desenvolvidas durante o programa de Pré-Incubação.
INCUBAÇÃO
1 – Inscrição no Processo de Seleção: o candidato deverá entrar na plataforma Sympla verificar o edital do processo de incubação vigente, preencher o formulário de inscrição disponível na plataforma e, após, efetuar o pagamento da taxa.
1.1 – Análise das Inscrições: a equipe de gestão das Incubadoras homologará as inscrições que estiverem de acordo com os documentos solicitadas e com taxa de pagamento efetuada.
2 – Análise das Propostas: os candidatos serão convocados pela equipe de gestão das Incubadoras para apresentarem suas propostas (de forma presencial ou a distância) a uma banca examinadora.
3 – Divulgação dos Resultados: as propostas aprovadas serão publicadas no site da AGITTEC, em até dois dias úteis.
3.1 – propostas não aprovadas terão o prazo de quatorze dias úteis para recorrem.
4 – Convocação dos Candidatos: os candidatos aprovados para incubação serão convocados pela equipe de gestão das incubadoras para assinarem o contrato de Permissão de Uso e, após a assinatura, terão o prazo de 30 dias para se instalarem na Pulsar ou ITSM.

INCUBAÇÃO INTERNA
Em módulo individual: o empreendimento se instala, fisicamente, dentro da incubadora ocupando módulo individual.
Em módulo coletivo: o empreendimento se instala, fisicamente, dentro da incubadora, compartilhando espaço com demais empresas.
INCUBAÇÃO EXTERNA
Empreendimento com sede própria, que usufrui do mesmo apoio, em termos de serviços e áreas de uso comum que aqueles empreendimentos que se instalam fisicamente, sem ocupar um espaço dentro da infraestrutura da Incubadora. A incubada externa pode utilizar a infraestrutura e os serviços de apoio científico, tecnológico e de suporte operacional oferecidos, com o intuito de desenvolver plenamente seus projetos. A incubada externa terá os mesmos acompanhamentos de planejamento e monitoramento das incubadas internas.
INCUBAÇÃO COMO EMPRESA ASSOCIADA
Incubação como empresa associada: o empreendimento não se instala, fisicamente, dentro da Incubadora, mas pode usufruir do mesmo apoio em termos de serviços e áreas de uso comum, que os demais empreendimentos incubados. A empresa associada não terá os acompanhamentos de planejamento e monitoramento das empresas incubadas internas e externas.

– Suporte operacional comum: secretária, recepção, recursos de comunicação eletrônica, manutenção e limpeza das áreas de uso comum, utilização da sala de reuniões, capacitação e disponibilidade da biblioteca da Universidade;
– Suporte operacional específico, conforme disponibilidade: espaço individualizado para a empresa, uso regulamentado dos laboratórios de ensino e pesquisa de qualquer área do conhecimento existentes na UFSM, utilização dos serviços de comunicação, consultorias técnicas especializadas, apoio na participação e realização de eventos e consultoria na área contábil, administrativa e gerencial, conforme disponibilidade.
– Mentorias;
– Assessorias;
– Networking;
– Participação em feiras e eventos;
– Planejamento e monitoramento das atividades.

Incubadora Pulsar (Prédio 02)
Telefone: +55 (55) 3220-8008
E-mail: itsm@ufsm.br
Endereço: Avenida Roraima, Prédio 2, Bairro Camobi, RS
WhatsApp das Incubadoras: +55 (55) 3220-8979
Incubadora Pulsar
Telefone: +55 (55) 3220-8979
E-mail: pulsar@ufsm.br
Endereço: Rua Z, nº 1000, Prédio 61H, Universidade Federal de Santa Maria, Bairro Camobi, RS