Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

​Pró-Reitoria de Planejamento inova com trabalho de gestão de processos

O administrador da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Carlo Alessandro Castellanelli, ministrou treinamento em gestão de processos a servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) na tarde de segunda-feira (20).

O treinamento é parte de um trabalho de reestruturação da Prae, sob orientação técnica da Proplan.

O trabalho de gestão de processos (Business Process Management – BPM) com enfoque estratégico, uma tendência de vanguarda em gestão pública, é pioneiro na UFSM. Após capacitação e visitas técnicas aos Escritórios de Processos da UFRGS e PUCRS, a equipe da Proplan desenvolveu metodologia própria que amplia a utilização do BPM e suas ferramentas como suporte decisório para o trabalho de análise organizacional, envolvendo:

– análise e modelagem da estrutura organizacional;

– elaboração e revisão de regras e normas institucionais;

– elaboração de manuais;

– automação de processos;

– análise e solução de problemas;

– avaliação quantitativa e qualitativa dos componentes da estrutura organizacional;

– entre outros.

A metodologia com base no BPM desenvolvida pela Proplan, além de referências específicas de organização, sistemas e métodos, arquitetura organizacional e gestão de processos, considera as diretrizes para o fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos ou entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, previstas no Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009 e as orientações técnicas do Ministério do Planejamento para arranjos institucionais.

Entre outros parâmetros, as diretrizes e orientações técnicas preveem estruturação com base nos processos institucionais e desenhos organizacionais mais eficientes.

Entre as principais iniciativas em Gestão de Processos relacionadas a instituições de ensino superior, destacam-se: Ministério da Educação – Capes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM